2
respostas

Autismo e dificuldade de identificar emoções

Esse foi o tópico mais interessante para mim. Eu realmente tenho dificuldade em identificar as emoções em mim, e principalmente, nas outras pessoas. Descobri, depois de adulta, que sou autista. Acho que em geral, os meus colegas de trabalho tem dificuldade em lidar comigo. Tenho dificuldade em sorrir, mesmo que eu me sinta feliz. Todos sempre dizem que sou muito séria e acabo passando uma imagem de uma pessoa antipática. Ademais, as interações me desgastam profundamente e, do fundo do meu coração, se eu pudesse, faria todo o trabalho de forma remota para não ter de interagir com pessoas. Não é que eu não goste delas, mas eu me sinto melhor sozinha. Creio ser muito importante debater a questão do autismo no ambiente de trabalho.

2 respostas

Olá, estudante, como vai?

Sua colocação é extremamente relevante e corajosa. Falar abertamente sobre sua vivência como pessoa autista enriquece muito esse espaço e amplia a compreensão de todos sobre as diferentes formas de se comunicar e interagir no ambiente de trabalho.

A dificuldade em identificar emoções, tanto em si quanto nos outros, é uma característica no espectro autista e pode realmente impactar a maneira como os colegas interpretam comportamentos. Uma boa estratégia é o uso de registros pessoais, como anotar em um diário ou aplicativo situações do dia a dia, tentando nomear as emoções sentidas em cada uma. Isso ajuda a criar conexões entre os acontecimentos e as reações emocionais. Com o tempo, esse exercício tende a tornar o processo mais natural.

Além disso, o diálogo transparente com colegas pode ser positivo. Compartilhar, na medida do seu conforto, que você prefere interações objetivas e que seu jeito mais reservado não é falta de interesse, mas sim parte de quem você é, pode ajudar a reduzir julgamentos e criar um ambiente mais empático.

É muito pertinente levantar a questão da inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho. Falar sobre isso é um passo importante para transformar os espaços em ambientes mais diversos e acolhedores.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Abraço, Mike!