pessoal, boa noite! tentei de tudo para evitar o erro 403 e acabou que não estou conseguindo resolver esse erro, não estou achando o erro no AuthenticationManager... alguém consegue me ajudar, por favor?

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
pessoal, boa noite! tentei de tudo para evitar o erro 403 e acabou que não estou conseguindo resolver esse erro, não estou achando o erro no AuthenticationManager... alguém consegue me ajudar, por favor?

Oi!
No método de recuperar o token você fez o replace para " ", mas deveria ser "" (sem espaço dentro da string)
Boa tarde, professor! Agradeço pela resposta, porém acredito que não seja isso. O erro persiste! Vou deixar anexado mais imagens do código que eu escrevi, preciso da sua ajuda:
Ok. Manda aqui o texto da primeira linha da exception, que tá escrito o NullPointerException
java.lang.NullPointerException: Cannot invoke "org.springframework.security.authentication.AuthenticationManager.authenticate(org.springframework.security.core.Authentication)" because the return value of "org.springframework.security.web.authentication.UsernamePasswordAuthenticationFilter.getAuthenticationManager()" is null
Na verdade o erro está na sua classe SecurityConfigurations, ao chamar o método addFilterBefore. Você está instanciando a classe do Spring ao invés da sua classe SecurityFilter.
Acredito que tenha entendido errado, devo substituir pela classe SecurityFilter? Ainda está dando erro.
org.springframework.beans.factory.UnsatisfiedDependencyException: Error creating bean with name 'org.springframework.security.config.annotation.web.configuration.WebSecurityConfiguration': Unsatisfied dependency expressed through method 'setFilterChains' parameter 0: Error creating bean with name 'securityFilterChain' defined in class path resource [med/voll/api/infra/security/SecurityConfigurations.class]: Failed to instantiate [org.springframework.security.web.SecurityFilterChain]: Factory method 'securityFilterChain' threw exception with message: The Filter class med.voll.api.infra.security.SecurityFilter does not have a registered order
O correto:
addFilterBefore(securityFilter, UsernamePasswordAuthenticationFilter.class)
Perfeito, agora funcionou! Muito obrigado!!