4
respostas

Autenticando com outro driver

Como faço essa autenticação com o PostgreSQL?

4 respostas

Alguém?

Anderson, tudo bem contigo?

A forma de realizar o login, é igual para qualquer banco de dados que utilizar. Porque o Laravel através do ORM Eloquent vai trabalhar do mesmo modo para qualquer banco escolhido.

O que você precisa fazer é configurar o PostgreSQL, para isto precisará tomar 3 passos, estou assumindo que tua máquina é Windows assim como a minha:

1) No diretório de instalação do PHP, abra o arquivo php.ini e descomente as linhas do driver Postgree:

extension=php_pgsql.dll
extension=php_pdo_pgsql.dll

2) A extensão do PHP vai procurar por libpq.dll, que é encontrada no diretório de instalação do teu banco PostgreSQL. Você precisa indicar este caminho na configuração de ambiente PATH do teu sistema.

EXEMPLO (Verifique a instalação e versão na tua máquina/servidor). C:\Program Files\PostgreSQL\9.2\bin;

3) Por fim deve editar o teu arquivo .env na pasta raiz do projeto com os dados de conexão do banco PostgreSQL. Segue exemplo abaixo:

DB_CONNECTION=pgsql
DB_HOST=<your_database_IP_address> ou localhost (se teu banco for local)
DB_PORT=5432
DB_DATABASE=postgres
DB_USERNAME=postgres
DB_PASSWORD=postgres

Você precisará rodar novamente o migration.

Se a conexão for bem sucedida as tabelas serão criadas e dai para frente nada muda na orientação do instrutor. O banco de dados estará transparente para teu uso dentro do Laravel.

Espero ter ajudado

E aí, Marco tudo certo? Obrigado por responder. Consegui conectar com outros drivers. Uma outra dúvida é como crio um login apenas com um nome de usuário e senha, por exemplo. Sem esse padrão de login que o Laravel dá.

Anderson, legal, muito bom. Não se esqueça de marcar este tópico como resolvido. Sobre Login, o treinamento da Alura é muito bom pois o instrutor inclusive não usa do scafolding pronto do Laravel 6 para fazer o login e nos dá um entendimento melhor. Para se aprofundar, sugiro consultar diretamente a documentação do Laravel. E já existe um novos starter kit para tratar de login, registro, recuperação de senha e até autenticação em 2 fatores, você pode usar o Laravel Jetstream ou uma versão minima que é o Laravel Breeze. Além da documentação vai encontrar bastante tutorias e vídeos sobre como pode customizar conforme teu necessidade. Documentação Autenticação Lavarel: https://laravel.com/docs/8.x/authentication Laravel Jetstream: https://jetstream.laravel.com/2.x/introduction.html Laravel Breeze: https://github.com/laravel/breeze

Um abs,

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software