Existe uma maneira de autenticar minha aplicação na API REST do wordpress sem a necessidade do usuário do wordpress instalar um plugin? Já faço a autenticação pelo Application Password, mas gostaria de saber é possível sem uso delo ou de pugins.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Existe uma maneira de autenticar minha aplicação na API REST do wordpress sem a necessidade do usuário do wordpress instalar um plugin? Já faço a autenticação pelo Application Password, mas gostaria de saber é possível sem uso delo ou de pugins.
Olá Márnand, tudo bem?
Sem plugin existem duas formas principais de fazer isso:
Autenticação via OAuth: O OAuth é um protocolo de autenticação que permite que sua aplicação se autentique com o WordPress sem precisar da senha do usuário. Para utilizar o OAuth, é necessário configurar a autenticação no WordPress e em sua aplicação, criando um registro para a aplicação e definindo as permissões de acesso que ela terá.
Autenticação via Token: O WordPress também oferece um recurso de autenticação via token, onde a aplicação pode solicitar um token de acesso ao WordPress, que pode ser usado para fazer chamadas à API REST. Para utilizar essa forma de autenticação, é necessário que a aplicação tenha um usuário cadastrado no WordPress com as permissões necessárias para acessar a API.
Entendi, muito obrigado Otávio muito obrigado, isso significa também que qualquer solução que eu implementar para autenticação sem plugin, vai ser necessário que o próprio usuário do wordpress realize alguma ação de configuração do lado dele correto?
Exato, vai haver configuração do lado do usuário para permitir que a aplicação dele se conecte à API REST do WordPress.