1
resposta

Aula Utilizando Volumes - erro pasta docker

Na aula utilizando volumes, após criar um volume como mostrado na aula. Consigo ver que ele foi criado com comando

root@DVNOT:/var/lib# docker volume ls DRIVER VOLUME NAME local meu-volume

Porém quanto tempo localiza-lo pelo caminho mostrado pelo instrutor, não aparece a pasta docker,

root@DVNOT:/var/lib# ls PackageKit command-not-found docker-desktop logrotate pam private snapd ubuntu-advantage unattended-upgrades usbutils apport dbus dpkg man-db plymouth python sudo ubuntu-release-upgrader update-manager vim apt dhcp git misc polkit-1 shells.state systemd ucf update-notifier

Dentro da pasta lib tem varias outras pastas mas não tem a pastar docker quando faço o comando root@DVNOT:/var/lib/docker/volumes#

[ { "CreatedAt": "2023-05-14T12:18:53Z", "Driver": "local", "Labels": null, "Mountpoint": "/var/lib/docker/volumes/meu-volume/_data", "Name": "meu-volume", "Options": null, "Scope": "local" } ]

Mostra como o meu-volume estivesse salvo na pasta que não existe.

1 resposta

Olá Daniel.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)

Pelo que entendi, você está com dificuldades em encontrar a pasta "docker" após criar um volume no Docker. É importante lembrar que o Docker cria os volumes em um local específico, mas nem sempre é possível acessá-los diretamente através do sistema de arquivos do host.

No seu caso, o volume "meu-volume" foi criado com sucesso e você pode verificar o caminho onde ele está montado através do comando docker volume inspect meu-volume. O campo "Mountpoint" indica o local onde o volume está sendo utilizado.

No entanto, é possível que você não encontre a pasta "docker" diretamente em "/var/lib". Isso acontece porque o Docker utiliza um sistema de gerenciamento de volumes próprio e não cria pastas diretamente no sistema de arquivos do host.

Para acessar os arquivos dentro do volume, você pode utilizar o comando docker run com a opção -v para montar o volume em um diretório dentro do container. Por exemplo:

docker run -v meu-volume:/app meu-container

Dessa forma, você poderá acessar os arquivos do volume através do diretório "/app" dentro do container.

Espero que isso ajude! Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer. Bons estudos!

Espero ter ajudado e bons estudos!