Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Aula sobre Aplicando a Primeira Forma Normal (1NF)Aplicando a Primeira Forma Normal (1NF)

Nossa estava vendo essa aula e realmente estou assuntando com esse primeiro quesito. No caso que a professora está explicando é um banco grande, porém eu tenho um banco que fiz a muitos anos atras no mysql e quero normalizar porém tem mais de 20 mil registro, o que preciso fazer é a mesma coisa da aula referente aos telefones. Mas a pergunta é não existe a possibilidade de automatizar esse processo? E pergunta master que todos mundo está falando no momento atual como a IA pode me ajudar nessa tarefa?

3 respostas
solução!

Oi, Rodrigo! Como você está?

Entendo o susto! Realmente, a normalização é um projeto grandioso, que requer reflexão sobre o custo benefício do investimento. Pode ser necessário alocar alguns recursos na transição para um banco normalizado, porém, as vantagens de ter passado por esse processo podem ser significativas a longo prazo. A normalização de dados em um banco de dados é uma prática essencial para garantir consistência, integridade e eficiência na gestão das informações.

É possível, sim, automatizar o processo (no curso, a instrutora faz manualmente por recursos didáticos - o que ajuda a entender o passo a passo e o que acontece por baixo dos panos).

A automatização teria de ser feita por scripts de SQL, o que demanda um conhecimento profundo da linguagem e de administração de banco de dados. Esses scripts poderiam criar novas tabelas, adição de chaves estrangeiras, e fazer a mudança dos dados das tabelas antigas para as novas, por exemplo. É importante ter um plano bem estruturado antes de criar os scripts e ter um backup seguro do banco no estado inicial.

Sobre a IA, não chegou a meu conhecimento alguma ferramenta que auxilie especificamente com esse processo. Porém, a versão 4 do ChatGPT, ou até a API da OpenAI tem se mostrado soluções bem interessantes para otimização de códigos, o que pode ser de grande valor - nesse caso, é importante saber gerar bons prompts para tirar o melhor das ferramentas e diminuir a possibilidade de erros.

Espero ter sido de alguma ajuda, Rodrigo! Desejo boa sorte.

Abraços.

Somente só para finalizar nosso bate papo saudavel, qual seria o curso da Alura que demanda um conhecimento profundo da linguagem SQL e Administração banco de dados? Se for o caso me indique qual a formação ideal.

Oi, Rodrigo!

Não temos nenhum material que foque na normalização com SQL, por enquanto. Até porque são casos muito particulares. Porém, temos uma formação que ensina como trabalhar com a manipulação e administração de dados no MySQL:

  • Conhecendo SQL: essa formação está em pré-lançamento e utiliza uma ferramenta on-line para apresentar comandos mais básicos de SQL. Pode ser uma forma de começar a estudar a linguagem antes de instalar o banco de dados em seu computador, por exemplo;

  • SQL com MySQL Server da Oracle: Nessa formação, você aprenderá consultas, manipulação de dados, funções, procedures e triggers, além de conhecimento de administração do banco de dados.

Acredito que com essa formação você possa ter uma base sólida de conhecimento para desenvolver os scripts para normalizar seus dados.

Abraços!