5
respostas

aula que é conceitos de comandos e scripts Linux. Simbolos e seus significados.

Só que nestes conceitos tem caoisas que não se diz o que faz, não quero copiar e ver funcionar, quero aprender o que aquilo faz pra que serve. Vou te mostrar um exemplo.

if [ $# -ne 2 ]; then

Nessa expressão o que o -ne 2 faz?

Não explica, o que é: -ne?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

ssa é a aula, é sugerida uma analise do código que nem foi explicado, na aula anterior nao foi falado do FOR , mas blz eu conheço, mas parei em if [ ! -e "$arquivo" ]; then não sei analisar isso pois nao sei o que significa esse ! -e, o que é: while [ "$#" -gt 0 ] O que é o -gt 0? se voc~es olharem isso não foi apresentado...

5 respostas

Oii, Bruno. Espero que você esteja bem :)

Vou deixar detalhadamente o que cada argumento faz nesses trechos que você citou.

if [ $# -ne 2 ]; then

• $#: Representa o número de argumentos passados para o script.
  • -ne: Significa "not equal" (diferente). Então, -ne 2 verifica se o número de argumentos é diferente de 2.
  • if [ $# -ne 2 ]; then: Se o número de argumentos não for igual a 2, então (then) faça alguma coisa que será programada no código.

if [ ! -e "$arquivo" ]; then

• !: Negação. Inverte o resultado do teste.
  • -e: Verifica se o arquivo existe.
  • if [ ! -e "$arquivo" ]; then: Se o arquivo não existir, então (then) faça alguma coisa que será programada no código.

while [ "$#" -gt 0 ]

• $#: Número de argumentos passados para o script.
  • -gt: Significa "greater than" (maior que). Então, -gt 0 verifica se o número de argumentos é maior que 0.
  • while [ "$#" -gt 0 ]: Enquanto o número de argumentos for maior que 0, repita alguma ação que será programada no código.

Agora, vamos analisar o código da opção A:

arquivos=("$@")  # Armazena todos os argumentos passados para o script no array 'arquivos'
for arquivo in "${arquivos[@]}"; do  # Itera sobre cada arquivo no array 'arquivos'
  if [ ! -e "$arquivo" ]; then  # Se o arquivo não existir
    echo "Arquivo não encontrado: $arquivo"  # Exibe uma mensagem de erro
    exit 1  # Sai do script com código de erro 1
  fi
done

Esse script verifica se cada arquivo passado como argumento existe. Se algum arquivo não existir, ele exibe uma mensagem de erro e sai do script.

Se outra dúvida surgir, estamos aqui. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Bom dia

Agradeço imensamente o pronto atendimento e suporte prestado ! Sensacional! Deixo-vos um comentário/Sugestão!

Porém acredito que deva-se incluir pré requisitos neste segmento, estou tentando seguir, mas sem conhecer o que estou fazendo, não é impossível, mas assim torno-me um mero copiador, se o propósito é ensinar, desculpe-me mas aqui isso não está acontecendo. No mínimo um link para download da documentação do que esta sendo aplicado, também ajuda.

--> CONSTRUA SCRIPTS NO SHELL

Qual o propósito deste tópico? se é ensinar deveria ter o significado das siglas e caracteres utilizados, pra que servem, ou no mínimo colocar como pré requisito o aluno fazer o curso de script. Pessoal me perdoem, estou aqui pra aprender, pra ser copiador já temos o Google, chatGPT entre outras ferramentas!

Agora mesmo, o tempo que estou gastando aqui redigindo isso, poderia estar estudando. Esse investimento não esta me ajudando a adquirir conhecimento, não até o presente momento.

Olá outra situação, o que é o -p? (vide imagem)

Duvida: vou ter que ficar postando pra perguntar o sgnificado de tudo? já não deveria estar explicito explicado na aula?

Vou ter que ficar corrigindo aula? pesquisando no google?

Gente me ajudem por favor!

Obrigado!

Oii, Bruno!

Sinto muito que a experiência que você está tendo aqui na plataforma não é a ideal :(

Obrigada pelo feedback, eles são importantes para melhorarmos o nosso conteúdo.

Sobre a questão do -p no código: ela é utilizada em conjunto com o comando read para solicitar a entrada do usuário.

Por exemplo, o -p exibe um prompt na tela antes de aguardar a entrada do usuário.

O caminho escrito depois do read -p "Digite o caminho do diretório: " seria o caminho escrito pelo usuário.

Espero que isso dê uma ajudinha com a questão.

Abraços!

Olá, mais uma vez, obrigado por responder!

Na aula posterior vi um exemplo e tinha explicação sobre o -p, obrigado!