Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Aula 9 - URLs Amigáveis

Boa noite.

Na aula foi apresentado como podemos fazer para que as URLs da aplicação sejam "amigáveis", porém ficou diferente das URLs do site da casadocodigo, foi apresentado usando o id inteiro enquanto o da cdc é bem mais elegante, utilizando palavras chaves relacionadas ao livro.

Eu vi que quando coloco o mouse em cima do link para um livro, já aparece a URL bacaninha em formato texto, diferente do exemplo do curso, onde montamos o link passando um ID inteiro...

Gostaria de saber, como é montada esta URL da cdc, como vocês convertem o id numérico para o formato texto? Vocês guardam esse trecho da URL no db? Ou ele é o ID?

Qual é o melhor jeito para fazer esta conversão de ID para "url-em-formato-texto"?

Obrigado. []'s

2 respostas
solução!

Adriano para fazer igual a casa do código primeiro no banco de dados o titulo do livro deve ser uma pk(primary key) ou uk(unique key).

Depois basta no método editar por exemplo, você receber como parametro do Path o nome do livro, algo como:

@Path("{obj.nome}")

Onde obj seria o seu objeto, ai no href ficaria algo assim:

<a href="editar/${obj.nome}">Editar</a>

Obs: Utilizei @Path pois é o módo como faço no VRaptor.

Valeu Matheus!! Entendi!!

Legal, estava com esta dúvida de como fazer, se era melhor guardar no DB ou tinha alguma maneira de ter somente a PK numérica e depois convertê-lá para texto.. Mas bom saber como fazem então.

Muito obrigado. []'s

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software