Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Aula 8 - Vídeo 4 - Problema com ```@import "compass/css3```

Neste vídeo o instrutor faz o comando @import "compass/css3"; no arquivo mixins.scss e quando eu faço isso e salvo o Compass apresenta o seguinte erro no prompt do Windows:

Errno::ENOENT on line ["250"] of C: No such file or directory @ dir_s_mkdir - D:/Materiais de Estudo/Alura/Formacao Front End/Parte 3 - Front-end Avancado/Sass e Compass - Descomplicando o CSS/Aula 8/.sass-cache/75fcaf1b4852ceb732871195e41567cc2a7d8997/C%058/Ruby27-x64/lib/ruby/gems/2.7.0/gems/compass-core-1.0.3/stylesheets/compass
Run with --trace to see the full backtrace

O Compass para de rodar simplesmente depois disso. Se eu tento rodá-lo novamente o mesmo erro ocorre e o Compass para novamente.

Por favor, solcito ajuda se alguém puder colaborar.

9 respostas

Oi, Rafael, tudo bem?

Apartir da mensagem de erro e de alguns alunos também relatarem esse mesmo problema, provável que esteja relacionado ao caminho da instalação do compass, você instolou o compass dentro da pasta do projeto ou globalmente?

Laís, boa noite.

Instalei o Compass no C:\ conforme estava no primeiro texto da aula.

Depois fiz o compass create dentro da pasta do projeto:

D:\Materiais de Estudo\Alura\Formacao Front End\Parte 3 - Front-end Avancado\Sass e Compass - Descomplicando o CSS\Aula 8.

Coloquei o comando compass watch css/estilos.scss que funcionou corretamente, fiz o teste do instrutor que funcionou, alterei o arquivo config.rb alterando a configuração de root e retirando os comentários com o line_comments = false e, até aí funcionou tudo ok.

A mensagem de erro ocorreu quando fiz o @import compass/css3 e eu travei neste ponto.

Oi, Rafael, tudo bem?

Você pode disponibilizar seu projeto no Github ou no Google drive para que possa testar?

Boa noite. Nunca fiz uso de Github ou do Google Drive. Por favor, como faço para disponibilizar?

Oi, Rafael!

Você pode comprimir o seu projeto em um arquivo .rar, colocar dentro do seu Google Drive, deixar compartilhado: https://support.google.com/docs/answer/2494822?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR e depois compartilhar o link aqui para que possa baixar.

Laís,

Boa noite. Abri ontem uma conta no GitHub e coloquei um zip com os arquivos do projeto. Segue o link de acesso:

https://github.com/Ragono/alura_sass_compass.git

Agradeço a ajuda.

Oi, Rafael, tudo bem?

Perdão pela demora. Estava com um problema com meu outro computador mas estou com outro que está melhor.

Eu baixei o projeto e testei, segui os comandos que você relacionou aqui e não obtive o mesmo erro, na verdade, nenhum erro, segue o print do terminal e do arquivo de importação do compass: https://imgur.com/a/ZNZmr5W

Depois retirei o font-size: 0px do %image-replecementpara testar assim como o professor fez e no estilo.css foi dinamicamente alterado, no log do terminal aṕarece a alteração

Nesse tempo você fez alguma alteração?

solução!

Boa noite, Laís. Consegui resolver o problema fazendo a coisa mais simples e improvável que poderia imaginar - reduzi o caminho da pasta onde estava os arquivos do projeto. Antes o caminho era:

D:\Materiais de Estudo\Alura\Formacao Front End\Parte 3 - Front-end Avancado\Sass e Compass - Descomplicando o CSS\Aula 8

Fui reduzindo os nomes da pastas até chegar ao que está abaixo:

D:\Materiais de Estudo\Alura\Formacao Front End\Parte 3\Sass e Compass\Aula 8.

Com isso o compass voltou a funcionar após fazer o @import "compass/css3" no arquivo mixins.scss.

Agradeço pela ajuda prestada. Demorei para retornar sua resposta pois estava revisando todo o conteúdo do curso desde a Aula 1.

Oi, Rafael!

Tranquilo e que bom que conseguiu solucionar :}}

Bons estudos!