1 - Então, o desvioSaulo que eu apresentei é exatamente aquele que você sugeriu: é um desvio calculado com o denominador também elevado ao quadrado. Se aplicássemos ele àqueles dados, teríamos o resultado que você apresentou: 2,054805
A propriedade que eu apresentei desvioSaulo = desvioPadrão * 1/sqrt(n)
é apenas uma constatação. O desvio que você sugeriu tem uma ligação direta com o desvioPadrão e ela é descrita por essa fórmula. Em todos os casos, se pegarmos o desvioPadrão e multiplicarmos por 1/sqrt(n)
, chegaremos no desvio que você propôs.
2 - Essa segunda parte é simples também, vamos com calma! Imagine que seus dados estão medidos em litros. Vou colocar uma situação aqui em que isso faça sentido:
Exemplo: Cada amostra representa a quantidade de água que foi utilizada lavando uma moto.
Temos as seguintes amostras: 1 litro, 2 litros e 9 litros.
Lembrando sempre que (1 litro)² é diferente de 1 litro, pois aqui precisamos elevar a unidade ao quadrado também. Ou seja: (1 litro)² = 1 litro² (um litro ao quadrado é igual a um litro quadrado.)
Se utilizarmos sempre a unidade nas nossas contas, podemos verificar que no final, o nosso desvioPadrão (e o nosso DesvioSaulo, no caso) darão a unidade litro. Ou seja:
desvioSaulo = 2,054805 litro
desvioPadrão = 3,559026 litro
O quê eu comentei é que essa unidade precisa ser litro no final, senão sua medida não terá as propriedades que gostaríamos que uma medida de desvio tivesse. Se por acaso alterássemos as potências no numerador, poderíamos terminar com litro³, por exemplo, e isso não pode ser uma medida de desvio.