2
respostas

Aula 6, atividade 5, item "C" incorreto

É pouco provável que um aluno vá responder corretamente a atividade 5 da aula 6. "Manipular apenas um container" é um caso de uso válido do Docker Compose. Se minha aplicação tem apenas um container, o Docker Compose lidará com apenas um serviço, com apenas um container.

Se estivesse escrito "apenas manipular um container", aí sim, o item estaria incorreto.

Além disso, como o curso não lidou com desligamento de containers dentro do Compose, é pouco provável que um aluno vá escolher a alternativa "B" em vez da "C".

Uma boa questão não pode depender do que o elaborador da questão "entende que esteja dizendo" - ela deve afirmar sem deixar margem para dúvidas por parte de quem responde. E, se um conteúdo não foi abordado até o momento da questão, como o aluno poderá saber se aquilo é correto ou não?

2 respostas

Concordo totalmente. Eu fui um dos alunos que marcou "Manipular apenas um container" como uma responsabilidade do Docker Compose. Apesar de ser improvável que alguém utilize o Docker Compose com apenas um serviço, ainda é algo válido e, por isso, uma responsabilidade dele.

Como você escreveu, o enunciado da questão foi mal elaborado e abriu margem para uma interpretação diferente do que se pedia de acordo com o contexto atual.

No curso "Docker Swarm: Orquestrador de containers", aula 5, atividade 2, consta o seguinte:

No último vídeo, aprendemos diversos aspectos sobre serviços replicados. Quais das alternativas abaixo são verdadeiras sobre esse tipo de serviço?

Alternativa correta

Serviços replicados podem rodar em apenas um nó.

Alternativa correta! Basta definirmos para o serviço ter apenas uma réplica.

É o mesmo tipo de construção, mas, nesta, a alternativa é considerada correta.