1
resposta

Aula 4- Tópico 10 - Pull down

Olá,

Quando o botão estiver pressionado vamos ter uma corrente direta para a porta, do arduíno, que terá sido iniciada como INPUT (sem resistor), certo?

Não seria necessário colocar um resistor de 10k antes de ligar novamente para o Arduino e ter um resistor maior (talvez 20k) ligado no terra?

1 resposta

Olá Leandro. Eu encontrei um tópico parecido aqui contendo uma resposta do instrutor.

Eu costumo seguir a prática de sempre ligar o pino digital em um resistor que está conectado ao terra e também conectado à um lado da chave e ter o outro lado da chave ligado diretamente ao 5V ou VCC.

Assim tenho menos interferências pois no caso onde eu não estou apertando o botão ele vai receber algo próximo a 0V e quando pressiono o botão leio diretamente os 5V.

Tem um guia aqui detalhando melhor como funciona essa ligação e como calcular o resistor. Já adianto que o valor do resistor não é tão relevante, 10kΩ serve para a maioria dos casos.

E um fato um pouco mais desconhecido é que a família AVR de chips costumam ter resistores de pullup internos na maioria de suas portas, basta inicializar o pino como pinMode(5, INPUT_PULLUP). Caso tenha alguma dúvida segue a documentação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software