Boa noite.
Estou no Chrome 54, e antes mesmo de incluir o set na criação do Proxy a mensagem está exibindo normalmente. O próprio get está interceptando "texto" de Mensagem. Que estranho!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite.
Estou no Chrome 54, e antes mesmo de incluir o set na criação do Proxy a mensagem está exibindo normalmente. O próprio get está interceptando "texto" de Mensagem. Que estranho!
Qual vídeo de qual capítulo você esta se referindo? Se é o https://cursos.alura.com.br/course/javascript-es6-orientacao-a-objetos-parte-2/task/17466
Nele, eu só crio o proxy para a lista de negociações. O da mensagem continua do jeito que estava.
Aula 3, onde tu implementa a classe ProxyFactory. O get intercepta o acesso ao "texto" da Mensagem, no caso quando o texto é modificado ele intercepta pelo get mesmo, não precisa interceptar o set para isso. Pelo que eu entendi ele deveria interceptar pelo set, pois está alterando o texto, mas isso não acontece.
Ah sim, veja neste vídeo, em aproximadamente 0:53. O proxy Factory, que deve receber o modelo passado como parâmetro para criar o proxy esta usando fixo ListageNegociacoes. Isso não esta correto, porque qualquer alteração em listaNegociacoes fará que todos que foram criados usando nosso proxy sejam atualizados, que é o caso de MensagemView. Eu faço assim para motivar a correção que vem depois em 03:28
https://cursos.alura.com.br/course/javascript-es6-orientacao-a-objetos-parte-2/task/17491
Nossa, dá zero pra mim. Verdade! Eu fui implementando e testando, e eu esqueci disso. Desculpa a bobeira, valeu!
Resumindo: a atualização da mensagem sem o set funcionou porque o proxy esta usando fixo ListaNegociacoes. E quando o proxy de ListaNegociacoes era alterado, disparada a atualização de MensagemView. Mas, quando você corrige o Proxy, fazendo com que ele trabalhe com o modelo passado como parâmetro, MensagemView não é atualizada, porque queremos monitorar uma property.
Avance com o vídeo um pouquinho e faças as alterações para ver o resultado.
Vou dar zero não, vou dar 10! Isso porque você esta muito atento. Na verdade, esse erro de deixar o ListaNegociacoes fixo no proxy e corrigi-lo depois foi erro meu. Eu corrijo depois, mas vi agora que isso causou certa dúvida na aprendizagem.
Vou até alterar a solução e marcar sua resposta como solução para ganhar os pontos.
Então, para ficar bonito, volta a aula desse capítulo.... e quando criar o Proxy Factory.... no lugar de deixar fixo o ListaNegociacoes e depois corrigir...corrige logo.. dai o fluxo ficará ainda mais fácil de entender... você verá que a mensagem não é atualizada de MensagemView. Faz assim.. para ficar ainda mais.
Nada pode prejudicar sua saga para virar cangaceiro em JavaScript!
Que estranho, podia jurar que era esse o problema mas estou seguindo a parte escrita da aula e já estou passando o objeto como parâmetro. Mesmo sem o set, a mensagem ainda é exibida.
Me envia o código do seu controller e o código do Proxy Factory.
Tá bom. O controller tá assim:
class NegociacaoController {
constructor() {
let $ = document.querySelector.bind(document);
this._inputData = $('#data');
this._inputQuantidade = $('#quantidade');
this._inputValor = $('#valor');
this._listaNegociacoes = ProxyFactory.create(
new ListaNegociacoes(),
['adiciona', 'esvazia'],
lista => this._negociacoesView.update(lista));
this._negociacoesView = new NegociacoesView($('#negociacoesView'));
this._negociacoesView.update(this._listaNegociacoes);
this._mensagem = ProxyFactory.create(
new Mensagem(),
['texto'], mensagem => this._mensagemView.update(mensagem));
this._mensagemView = new MensagemView($('#mensagemView'));
this._mensagemView.update(this._mensagem);
}
adiciona(event) {
event.preventDefault();
this._listaNegociacoes.adiciona(this._criaNegociacao());
this._mensagem.texto = 'Negociação adicionada com sucesso';
this._limpaFormulario();
}
apaga() {
this._listaNegociacoes.esvazia();
this._mensagem.texto = 'Negociações apagadas com sucesso';
}
_criaNegociacao() {
return new Negociacao(
DateHelper.textoParaData(this._inputData.value),
this._inputQuantidade.value,
this._inputValor.value);
}
_limpaFormulario() {
this._inputData.value = '';
this._inputQuantidade.value = 1;
this._inputValor.value = 0.0;
this._inputData.focus();
}
}
E a ProxyFactory:
class ProxyFactory{
static create(objeto, props, acao) {
return new Proxy(objeto, {
get(target, prop, receiver) {
if(props.includes(prop) && ProxyFactory._ehFuncao(target[prop])) {
return function() {
Reflect.apply(target[prop], target, arguments);
return acao(target);
}
}
return Reflect.get(target, prop, receiver);
}
})
}
static _ehFuncao(func) {
return typeof(func) == typeof(Function);
}
}
Paulo, o motivo é o primeiro que indiquei no POST. Na mensagem, você não esta usando proxy, esta fazendo o update manualmente,
Na verdade, você esta usando proxy e o código antigo. Se você for usar proxy, faz apenas usando proxy. Vou corrigir para você:
Editado... a explicação certo vem no final :)
Deixa eu organizar aqui o código.. um minuto
É que na parte escrita, acredito que foi pedido para colocar o set prematuramente aí eu pensei que já naquele momento era necessário o set, mas na prática o set só passou a ser obrigatório diante da implementação do Bind por algum motivo. A relação ProxyFactory <-> Controller permite alterar a Mensagem.texto pelo get, quando eu implemento o Bind aí sim que é obrigatório o set para alterar Mensagem.texto.
Ah sim! Agora achei a confusão. Vamos lá meu aluno.
Tudo o que eu falei, não era problema para você. Seu problema é o seguinte. Se você esta usando o proxy com a mensagem, é porque quer que ela atualize a view toda vez que mudar librando-o de ter que lembrar de atualizar a view manualmente, certo?
Você manteve o código que atualiza a view manualmente em seu método adiciona:
adiciona(event) {
event.preventDefault();
this._listaNegociacoes.adiciona(this._criaNegociacao());
this._mensagem.texto = 'Negociação adicionada com sucesso';
// opa, isso não deveria existir, porque quando modelo for atualizado, o proxy chamará essa instrução automaticamente.
this._limpaFormulario();
}
É por isso que a mensagem esta sendo exibida. Veja, a ideia de criar o proxy nesse contexto é que se eu tenho 10 lugares que eu altero mensagem eu teria que lembrar de chamar 10 vezes update e com certeza eu esqueceria em algum lugar. Agora, como nosso proxy garante que alterando a propriedade da mensagem ele chamará automaticamente o update da view, não tenho que me preocupar com isso.
Caso solucionado!
Ah, não esqueça de remover do método apaga também.
Agora ficou claro o problema? Boota tudo que eu disse, pega só a partir desse último post. :) Seu problema era mais simples do que eu imaginava e me passou desapercebido.
Então. para ficar ainda mais bonito. Veja que com o proxy..você não precisa manualmente chamar o update da view certo? Mas no construtor da classe, ainda há uma chamada obrigatório de um update. Você verá como se livrar dela quando criar a classe Bind. No fundo no fundo. estamos tentando fazer o que frameworks como Angular JS fazem,, estamos fazem um data binding. Que é a associação de um dado com a view e qualquer alteração no dado atualiza a view automaticamente.
Ah, e por fim, o set não é opcional no nosso código :)
Entendi, o grande lance é que naquela etapa da parte escrita da aula, os métodos update() da MensagemView ainda não foram removidos dos métodos adiciona() e apaga() do controller, então se for seguir a lógica da parte escrita o set, até aquele momento, ainda será opcional.
Eu entendi o motivo, obrigado pela paciência porque eu já tava ficando paranoico!
Abs.
Cono você seguiu o texto e não o vídeo, vou deixar claro no texto que esses updates devem ser removidos.
Sucesso e bom estudo.
Eu segui os dois, eu sempre vejo o vídeo e depois repasso a parte escrita pra ver se esqueci algo. Só fiquei um pouquinho confuso por causa da ordem, mas já consegui entender. rs