Boa tarde Pessoal!
Caso alguem tenha ficado confuso ou com um pouco de dificuldade de entender como foi a escrita do DAX nessa aula, como eu kkk, ou como a sintaxe do LOOKUPVALUE funciona, segue um resuminho que pra mim ficou mais fácil :D
Eu clico em adicionar coluna, e ele me aparece Coluna =, lá em cima, onde tem uma parte de fórmulas, então, no lugar de coluna eu escrevo o nome da coluna nova, que nesse caso vai ser o valor do produto, ai a gente vai usar uma formula que o próprio Power BI já da como sugestão que é o LOOKUPVALUE, que vai olhar os valores e trás pra nossa nova coluna. Essa fórmula precisa de alguns parâmetros que seriam, primeiramente a coluna de resultados, que seria o nome da coluna em que estão os valores que você quer trazer, no nosso caso da tabela produtos a coluna valor. Utiliza-se uma virgula pra separar os parâmetros, então vamos pro segundo parâmetro que seria o que ele vai usar de referência pra relacionar nossas duas tabelas de interesse, no caso, o ID Produto, que aparece em ambas, então primeiramente eu coloco o ID Produto da tabela de Produtos, que é de onde a minha coluna ta vindo, depois, separando por virgula também, eu coloco ID Produto da tabela de vendas q é pra onde os dados da minha coluna estão indo. Com isso, em resumo, fica assim: o nome da minha nova coluna = ([a coluna que eu quero trazer], [coluna de referência de onde a coluna desejada está saindo], [coluna de referência para onde a coluna desejada está indo]).
Acredito que seja isso!
Abs!