1
resposta

Aula 3 - Criando Raquete

//variáveis da bolinha 
let xBolinha = 300; 
let yBolinha = 200; 
let diametro = 20; 
let raio = diametro / 2 ;

//variaveis da raquete

let xRaquete = 5;
let yRaquete = 200;

let colidiu = false;

//velocidade da bolinha 
let velocidadeXBolinha = 6
let velocidadeYBolinha = 6
let raqueteComprimento = 10
let raqueteAltura = 90


function setup() {
createCanvas(600, 400); 
}


function draw() { 
background(0); 
mostraBolinha(); 
movimentaBolinha(); 
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete();
movimentaMinhaRaquete();  
//rificaColisaoRaquete();
colisaoMinhaRaqueteBiblioteca();


}

function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha; 
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
if(xBolinha + raio > width || 
xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
} 
if (yBolinha + raio > height || 
yBolinha - raio < 0) { 
velocidadeYBolinha *= -1; }
}

function mostraRaquete(){ 
  rect(xRaquete,yRaquete,raqueteComprimento,
       raqueteAltura ); }

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10
  }
}

function verificaColisaoRaquete() {
    if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento 
        && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura 
        && yBolinha + raio > yRaquete) {
        velocidadeXBolinha *= -1
    }
}

function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(){
  colidiu = 
  collideRectCircle (xRaquete,yRaquete,raqueteComprimento,raqueteAltura,xBolinha,yBolinha,raio);
  if (colidiu){ 
    velocidadeXBolinha *= -1
  }
}
1 resposta

Olá Mauro, tudo certo?

Muito bem! Verifiquei e está tudo funcionando certinho, parabéns pela sua dedicação e e empenho até aqui, continue assim!

Deixo aqui como recomendação o vídeo abaixo para melhorar ainda mais os seus estudos utilizando o fórum:

Caso surja alguma dúvida estamos à disposição, conte conosco!

Um bom dia e bons estudos.