Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Aula 2

Pessoal na aula dois quando executo o comando bundle install me aparece um erro

Gem::Ext::BuildError: ERROR: Failed to build gem native extension.

/usr/bin/ruby2.1 extconf.rb mkmf.rb can't find header files for ruby at /usr/lib/ruby/include/ruby.h

extconf failed, exit code 1

Gem files will remain installed in /tmp/bundler20151216-24918-f03pg6sqlite3-1.3.11/gems/sqlite3-1.3.11 for inspection. Results logged to /tmp/bundler20151216-24918-f03pg6sqlite3-1.3.11/extensions/x86_64-linux/2.1.0/sqlite3-1.3.11/gem_make.out Using tzinfo 1.2.2 Using rack-test 0.6.3 Using mail 2.6.3 Using coffee-script 2.4.1 Using sprockets 3.5.2 An error occurred while installing sqlite3 (1.3.11), and Bundler cannot continue. Make sure that gem install sqlite3 -v '1.3.11' succeeds before bundling.

já tentei todas as solucões que encontrei no google mas nada de resolver

me ajudem!

8 respostas

Ola Lucas, tenta instalar essa lib:

sudo apt-get install libsqlite3-dev

se não der certo, cheque se tem instalado estas:

apt-get install build-essential automake cmake

se o erro continuar passa qual versão do linux esta usando.

o erro ainda permanece estou utilizando o ubuntu 15.10

Lucas,

Verifique se você possui todas essas libs instaladas:

sudo apt-get install zlib1g zlib1g-dev build-essential sqlite3 libsqlite3-dev openssl libssl-dev libyaml-dev libreadline-dev libxml2-dev libxslt1-dev

Se tiver todas, tenta fazer na linha de comando:

sudo gem install sqlite3

Abraço!

quando eu executei o comando para instalar a gem do sqlite me apareceu esse erro

sudo gem install sqlite3Building native extensions. This could take a while...ERROR: Error installing sqlite3: ERROR: Failed to build gem native extension.

/usr/bin/ruby2.1 extconf.rb mkmf.rb can't find header files for ruby at /usr/lib/ruby/include/ruby.h

extconf failed, exit code 1

Gem files will remain installed in /var/lib/gems/2.1.0/gems/sqlite3-1.3.11 for inspection. Results logged to /var/lib/gems/2.1.0/extensions/x86_64-linux/2.1.0/sqlite3-1.3.11/gem_make.out

As libs estão todas instaladas?

Sim estão

solução!

Olá Lucas, não sei se é o mesmo problema, mas também não estava conseguindo rodar o bundle install, dava erro de SSL ... eu achei uma solução que funcionou ... Basicamente foi atualizar as gems.

Retirei o texto abaixo do link: http://respostas.guj.com.br/36332-gera-erro-ao-criar-aplicacao-para-ruby-on-rails

" O erro a seguir é um erro conhecido e acontece por mudanças na infraestrutura do repositório rubygems.org, pois houve uma alteração no certificado de segurança utilizado. Ele já foi corrigido em versão mais novas do rubygems. Portanto, para corrigi-lo basta instalar manualmente uma versão mais nova do rubygems.

SSL_connect returned=1 errno=0 state=SSLv3 read server certificate B: certificate verify failed Primeiro descubra qual sua versão do rubygems:

gem --version No meu caso era a versão 2.2.2, então eu devo baixar a versão 2.2.3. Se sua versão for 1.8.X você deve baixar a versão 1.8.30. Se for a 2.0.X você deve baixar a versão 2.0.30.

Baixe o arquivo gem manualmente pelo github (altere a versão se for necessário):

https://github.com/rubygems/rubygems/releases/tag/v2.2.3

Agora instale a gem baixada manualmente (altere para a pasta onde foi baixado o arquivo da gem):

gem install --local C:\Downloads\rubygems-update-2.2.3.gem É necessário então rodar o seguinte comando para atualizar o rubygems:

update_rubygems --no-ri --no-rdoc Por fim, verifique se a versão do seu rubygems foi atualizada:

gem --version E ele deve mostrar a versão nova, no meu caso a 2.2.3. Depois disso você deve conseguir instalar gems remotatamente sem problemas.

Eu testei aqui na minha máquina com Windows 7 e o problema realmente foi solucionado após a atualização.

No texto a seguir, que foi usado como referência, tem uma explicação completa do problema e com outro modo de solucionar (em inglês):

https://gist.github.com/luislavena/f064211759ee0f806c88

" Boa Sorte!

Valeu obrigado era isso que estava faltado para continuar o curso obrigado