Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Aula 1 - jetty.run não encontrado

Boa tarde,

estou iniciando o curso e ao baixar o leiloes-ws, quando descompactamos não há o arquivo jetty.run para executarmos a linha

ant jetty.run

3 respostas

Oi Leandro,

a chamada ant jetty.run não procura um arquivo com esse nome, mas sim uma target configurada no arquivo build.xml, que tenha esse nome.

Nesse arquivo deve ter um bloco com diversas tarefas que serão executadas quando chamarmos o ant. É fácil de achar: deve uma linha que começa assim...

<target name="jetty.run"

Para aprender mais sobre o ant, você pode fazer o curso Ant: Build robusto para projetos Java aqui no Alura. :-)

Boa tarde Cecilia, obrigado pela resposta. Mas caso você tenta executar exatamente os passos que o curso informa., como baixar o zip, descompactar e rodar o comando ant no terminal, no windows, simplesmente não funciona. Sugiro pegar uma máquina windows que não tenha esse ambiente pre instalado e tente executar os passos do curso, você verá que muitas dependências não estão instaladas e não estão presentes no zip. Então sugiro que vocês coloque um pre-requisito de SO a ser usado ou insira os passos necessários para configurar o ambiente e subir o servidor.

solução!

Oi Leandro,

faz todo sentido. :-) Encaminhei para os responsáveis por alterar o exercício, já que eu não tenho um Windows à minha disposição pra ter certeza.

Pra ir te adiantando, tenho um chute do que você pode precisar fazer: você tem o ant instalado? É preciso tê-lo para conseguir rodar o comando do exercício.

Para instalá-lo, vale olhar a documentação do projeto ou, de forma mais passo a passo, esse tutorial: http://www.mkyong.com/ant/how-to-install-apache-ant-on-windows/

De toda forma, a galera da Alura vai melhorar o exercício em breve, considerando os problemas que você teve. Obrigada por reportar!

[]s

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software