Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Aula 08 (PMP e CAPM) Integração - Encerrar o projeto ou a fase

Na aula 08, parte 2, do curso prparatório para PMP e CAPM, é dito que "Esse processo será empregado a partir do instante em que a fase ou processo tiver entregas aceitas, lições coletadas ou armazenadas, e você estiver pronto para atualizar todos os ativos de projeto que aprimorou nos processos da fase."

Eventualmente um projeto pode ser encerrado mesmo sem que o objetivo inicial tenha sido alcançado.

Pergunto: as "entregas aceitas" são exclusivamente aquelas que foram planejadas inicialmente ou, por entregas aceitas, é possível considerar inclusive a opção por não se continuar com o projeto/fase?

3 respostas
solução!

Caro Felipe,

Obrigado pela postagem!

Para termos entregas aceitas necessariamente precisamos que o projeto tenha iniciado a sua execução e algo em linha com o previsto tenha sido produzido e precise ser integrado.

Para o projeto já criado ser encerrado sem que o objetivo inicial seja alcançado, possivelmente ele pode ter sido cancelado por algum motivo ou força, por exemplo influência do ambiente externo.

Além disso, o projeto pode também pode ser encerrado sem que objetivo inicial tenha sido atendido em função de alguma mudança aprovada em seu escopo ao longo da execução do projeto.

Por fim, salientamos que as "entregas aceitas" são aquelas acordadas ao longo do projeto, considerando todo o ciclo de vida do projeto: iniciação, planejamento, execução e monitoramento e controle e encerramento.

Bons estudos!

Fernando, primeiramente, obrigado pela resposta! Resta apenas uma dúvida:

Projetos/fases canceladas ou encerradas por seu objetivo não fazer mais sentido no contexto encontrado, são geridas no processo de integração "Encerrar o Projeto ou Fase"? Em um contexto de prova de certificação, a resposta a essa pergunta seria Sim ou Não?

Obrigado!

Caro Felipe,

A resposta neste caso é "sim".

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software