Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Aula 07 - Diagrama de componentes | << Web Services>>

Da maneira mais didática e simples possível, qual a diferença entre uma aplicação web e um serviço web? Porque o site de vendas, e-learning e o sistemas de badge estão com o estereótipo << web services>> e o paypal não está?

2 respostas
solução!

Fala aí Silvio, blz?

Cara não sei te responder o motivo de uns estarem como o estereótipo e outros não.

Mas consigo te dizer o que é uma aplicação web e um serviço web.

Uma aplicação web é um site onde o usuário final interage, por exemplo Alura, Casa do código, MusicDot, Mercado Livre, Facebook qualquer site dinâmico pode ser considerado uma aplicação web.

Um serviço web é uma aplicação que usamos para duas ou mais aplicações web se comunicarem/integrarem.

Por exemplo, imagina que você está no site da casa do código e está comprando um livro. No final da sua compra você precisa calcular o frete para esse livro.

A Casa do código poderia muito bem, implementar as regras de cálculos do frete, se baseando nas informações de uma transportadora ou dos correios.

Mas isso seria um retrabalho, pois a transportadora ou os correios sabem calcular frete (na verdade faz parte do negócio deles esse tipo de cálculo).

Além do que se a Casa do código tivesse que implementar isso na mão, a cada mudança que os correios ou a transportadora fizessem nas regras de cálculos do frete, a Casa do código teria que se adequar a essas regras. Gerando assim um alto custo de manutenção.

Então para facilitar, os correios e a transportadoras criam um serviço web que recebe algumas informações como por exemplo: tamanho, peso e retorna o valor do frete.

Dessa forma basta que a Casa do código envie essas informações para os correios ou transportadora e será retornado o valor do frete.

Dessa forma os correios/transportadora podem modificar as regras de frete a vontade, que a Casa do código nem precisa ficar sabendo.

Algo bem comum é que aplicações web também tenham serviços web.

Por exemplo Paypal que é uma aplicação web onde você acessa, deposita dinheiro, gerencia sua carteira e etc... Porém ele tem serviços web, para que outras aplicações possam efetuar pagamento através dele

Espero ter ajudado!

Muito obrigado mano. Ficou cristalino agora!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software