4
respostas

Aula 06 - Moldura

Professor, Na etapa da moldura da aula 06 não consegui avançar. A indicação é Seleção > Modificar > Contrair. Porém seguindo o passo a passo o meu programa não está habilitado esta função/comando. O meu caminho disponibiliza apenas Seleção > Modificar > Borda. Tirei um print da tela mas não consigo enviar por aqui. Desta forma não consigo avançar no curso. O que posso fazer? Obrigada.

4 respostas

Boa Tarde Stefanie

Eu fiz o processo da aula, porém não obtive o mesmo resultado que o seu. Você pode mandar seu print usando esse site (http://pasteboard.co/) e colando o link que ele gerar.

Olá Stefanie! Realmente se seguir passo a passo deverá funcionar!

Garanta que a seleção foi devidamente feita, caso nada estiver selecionado a função modificar Selecionar>Modificar estará inativa por completo.

Caso não resolver o seu problema pois vc disse que apenas a função borda está ativa é mais fácil entender o seu problema com o print da tela mesmo, como disse o Fábio Gushiken tente nos enviar pelo http://pasteboard.co/ E faremos o possível para solucionar o seu problema! :)

Olá Caio e Fabio,

Realmente não consegui com a Seleção > Modificar > Borda. Então depois de algumas tentativas consegui pela seleção manual, deixando alguns milímetros da mascara para dentro da imagem. Não sei se é um bug do programa, mas só consegui desta forma. De qualquer maneira estou enviando o link do print conforme solicitado. http://pasteboard.co/yNxyBveMt.jpg Então consegui concluir a atividade. ;) Obrigada Stefanie

Olá Stefanie! Desculpe a demora, mas vamos lá!

Primeiramente parabéns por ter solucionado sozinha o seu problema é assim que evoluimos nosso conhecimento! Em programas de edição de imagem é muito comum haver diversas formas de alcançar o mesmo efeito e vc contornou muito bom o seu problema.

Não creio que seja um bug do photoshop, testei diversas formas de bloquear as ferramentas de seleção conforme acorreu com o seu caso, porém não ocorreu por aqui.

Se ainda quiser testar a forma que fizemos tente seguir a forma que fiz na aula, eu também tenho o mal habito de pular etapas, mas cada etapa é muito importante para o resultado final, como por exemplo criar uma nova camada antes de gerar a seleção. Tente baixar o arquivo novamente https://s3.amazonaws.com/caelum-online-public/photoshop-imagens/a6_Poster.psd.zip Abra ele - crie uma nova camada e deixe-a por cima do plano de fundo - Selecione tudo com as teclas Ctrl+A e por fim vá em seleção>Modificar>contrair e veja se funcionou.

PS: Gerar uma nova camada e trabalhar nela não no plano de fundo é importante para proteger o plano de fundo caso queira fazer alguma alteração no futuro, além disso o plano de fundo por padrão vem com um cadeado para proteger ele de algumas alterações como mover por exemplo, assim, se quiser mover o plano de fundo é necessário arrastar esse cadeado até a lixeira do photoshop.

Espero ter ajudado! Fique à vontade em fazer mais perguntas!

Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software