2
respostas

Aula 06 - Exercício 09 - Lógica de Programação

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
    <title>Adivinhação</title>
    <meta charset="utf-8">
</head>
<body>
    <script>
        function escreva(parametro){
            document.write(parametro + "<br>")
        }

        var numPensado = 27;
        var numInserido = parseInt(prompt("Digite um numero de 0 a 50, duvido que você adivinha qual eu estou pensando!"));

        if (numInserido == numPensado) {
            escreva("Caramba!!! É esse mesmo o numero que eu pensei, como você adivinhou???");
        }  else {
            tenteDenovo(numInserido);
        }


        function tenteDenovo(parametro) {
            if (parametro != numPensado) {
                var segundaTentativa = parseInt(prompt("Tente de novo, te dou mais uma chance!"));

                if (segundaTentativa == numPensado) {
                    escreva("Caramba!!! É esse mesmo o numero que eu pensei, como você adivinhou???");
                } else {
                    tenteDenovo(numInserido);
                }
            }
        }
    </script>

</body>
</html>

Criei um programa com a finalidade de ao entrar, ser inserido um numero com o objetivo de acertar o numero que eu defini como o numPensado repetidas vezes até acertarem o numero.

Ao meu ver ficou funcional, porém gostaria de saber se teria algo que eu poderia fazer para melhora-lo no quesito de códigos desnecessários.

2 respostas

Bom dia, muito bem ficou muito bom continue assim, em breve você vai aprender a deixar o código mais enxuto, mas por enquanto ficou sensacional!!

Bons estudos!!

Oi André Luiz seu código tá bem legal a única modificação que faria seria declarar as funções no começo do código uma questão de arrumação.

<!DOCTYPE html>
<html>
    <head>
        <title>Adivinhação</title>
        <meta charset="utf-8">
    </head>
    <body>
        <script>
            function escreva(parametro){
                document.write(parametro + "<br>")
            }

            function tenteDenovo(parametro) {
                if (parametro != numPensado) {
                    var segundaTentativa = parseInt(prompt("Tente de novo, te dou mais uma chance!"));

                    if (segundaTentativa == numPensado) {
                        escreva("Caramba!!! É esse mesmo o numero que eu pensei, como você adivinhou???");
                    } else {
                        tenteDenovo(numInserido);
                    }
                }
            }

        var numPensado = 27;
        var numInserido = parseInt(prompt("Digite um numero de 0 a 50, duvido que você adivinha qual eu estou pensando!"));

        if (numInserido == numPensado) {
            escreva("Caramba!!! É esse mesmo o numero que eu pensei, como você adivinhou???");
        }  else {
            tenteDenovo(numInserido);
        }

        </script>

    </body>
</html>

Parabéns! Espero ter ajudado e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software