7
respostas

Aula 05 de 02.Instalação e primeiro programa

No video, o professor está dizendo que ao digitar no prompt "C:\java-codigo>type Programa.java" aparece o código realizado no bloco de notas ou, no meu caso, Sublime.

No meu caso está dando acesso negado, conforme print a seguir:

C:\java-codigo>type Programa.java Acesso negado.

Deveria aparecer conforme o print a seguir:

public class Programa {

public static void main(String[] args) {

System.out.println("ola mundo");

}

}

O que pode estar errado? Foi na criação da pasta o OS (C): ????? Esqueci algo?

7 respostas

Oie Davi, tudo bem contigo?

Por algum motivo sua pasta foi restringida pelo Windows, então você não pode fazer nenhuma alteração dentro dela. Para resolver isso, clique com o botão direito em cima da pasta -> Propriedades -> Segurança, nessa aba vai ter um campo chamado "permissões para usuários", clique em "Editar" e permita todas as opções de modificações ali presentes. Outro jeito seria criar essa pasta "java-codigo" em outro lugar como na "área de trabalho".

Tente uma dessas soluções, qualquer problema fico a disposição :)

Bons estudos!

Igor, fiz o que você orientou. Continua com o mesmo problema. Tirei a pasta java-codigo do OS (C:) e salvei na área de trabalho. Permanece no prompt a mesma mensagem de acesso negado.

Você só fez a alteração do diretório ou também fez o processo de liberar as permissões?

Pesquisei aqui e achei essa seguinte solução:

• Vá na área de trabalho e pressione simultaneamente as teclas windows + r para abrir o executar.
  • No executar digite netplwiz e clique em OK.
  • Clique no nome do seu usuário e logo em seguida clique em propriedades -> associação de grupo.
  • Marque a opção Administrador, clique em Aplicar -> Ok.
  • Reinicie o computador, tente novamente os comandos java

Foto mostrando as abas aonde deve ser feito a alteração descrita acima

Espero que agora funcione, qualquer coisa pode mandar mensagem!

Fiz exatamente isso que voce orientou. Continua do mesmo jeito. Estou quase desistindo de fazer este curso. Cada hora é um empecilho deste tipo que acontece.

Oie Davi, tudo bem?

Vou pesquisar aqui outras soluções para o seu problema, mas enquanto isso você pode dar continuidade ao curso normalmente já que essa parte de usar o prompt de comando só acontece nessa aula e ela serve para você saber que existe essa opção, tanto é que o prompt nunca mais vai ser usado depois dessa parte, por isso não desanime! Continue com o curso, pois a ferramenta que você vai usar para programar é o eclipse e ele não usa o prompt de comando.

Bons estudos!

IGOR, o Eclipse está instalado no meu note, mas aparece a seguinte mensagem quando vou tentar abri-lo.

"Version 1.8.0_261 of the     JVM is not suitable for this product. Version: 11 or greater is required."

Oie Davi, tudo bem contigo?

Desculpe pela demora.

Acredito que se você fizer a instalação do java 11 o eclipse irá funcionar, segue o link da página de download:

Caso não, teremos que fazer um outro processo mais complexo.

Mas fico no aguardo para saber se apenas isso resolve seu problema!