Após acompanhar o conteúdo da aula, venho trazer minhas percepções de UX. A comparação que venho trazer é referente a lojas de jogos digitais, mais especificamente Steam e Epic Games.
Steam
Utilizo a Steam diariamente para acessar minha biblioteca de jogos. Quando seleciono algum título aparece uma página dele, onde tem uma parte de atividades onde aparece as últimas conquistas que obtive, uma parte de amigos que jogam o mesmo título, um menu que me leva para a página da loja ou para a comunidade daquele jogo.
Isso me deixa motivado a iniciar/continuar aquele jogo em específico.
Epic Games
Já na Epic Games quando seleciono algum título só aparece uma tela para escolher onde instalar o jogo.
Isso me deixa desmotivado e me causa uma leve frustração.
Conclusão
A Steam além de ser uma loja onde você pode comprar ou vender jogos, ela também pode ser vista como uma rede social para jogadores, onde os jogadores podem trocar mensagens entre si, convidar um amigo para jogar, ver o seu progresso e do seu amigo em determinado título, criar tópicos de discussões de um jogo, entre outros.
Na Epic Games os jogadores também conseguem trocar mensagens e convidar amigos para jogar, mas eles não conseguem fazer tópicos de discussões ou ver o próprio progresso ou do amigo.