Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Audits devtools - Quantidade de Regras não usadas

Qual o parâmetro que deve levar em consideração para saber que a quantidade de regras do css que não estou usando está alta e preciso tratar? Por exemplo no vídeo é mostrado que no site do alura existe 789 regras do css não usadas mas que isso não é problema, como saber que isso é um problema, deve levar em consideração linhas de código? tamanho do software?

5 respostas

Oi Mayro,

É mais por uma questão de peso desnecessário no tamanho do arquivo CSS. E chuto que o browser mesmo não batendo o seletor com algo que exista no seu HTML, é um trabalho a mais para ele ler e interpretar aquele seletor.

Espero ter ajudado,

Abcs!

Boa noite Natan,

Ajudou muito o esclarecimento sobre tamanho desnecessário, pelo oque entendi vai influencia com a quantidade de dados trafegando na rede ou seja se meu cliente demorar para receber as informações que precisa também vai demorar pra carregar o front-end ao usuário. É isso mesmo?

O motivo de ter feito a pergunta anterior é que estou trabalhando em um sistema e usei os recursos do devtools para analisar o que poderia melhorar de performance, vir que tem muitas regras que não estão sendo utilizadas e isso me preocupou um pouco, claro que poderei com relação ao tamanho do sistema e regras relacionados a uso de classes ou id pelo javascript.

solução!

Oi Mayro,

Exatamente, imagina se o seu usuário é limitado (3G, Wifi ruim, etc).

Dá uma olhada num cara chamado "uncss", é uma task pro Gulp/Grunt que bate o olho no seu HTML e retira do CSS o que não é necessário.

Em geral, dê uma olhada nos cursos de Gulp e Grunt que temos aqui na Alura, não sei de cabeça se é mostrado o uncss, mas vale a pesquisada.

Abcs!

Natan,

Muito obrigado pela atenção, vou pesquisar "uncss", a equipe Alura como sempre de parabéns.

Abraço,

Valeu Mayro!

Abcs e bons estudos!