2
respostas

AudioAula - Aulas de Biologia em formato de som - Plano de Podcast

AudioAula

Sou professor de escola pública e o podcast será para fazer minhas aulas. Como vários alunos não tem acesso à internet banda larga este podcast foi pensado para ser passado pelas redes sociais pois a maioria das operadoras tem planos ilimitados para o trafego dos arquivos.

Tema e Conteúdo

Biologia para o ensino médio. Futuramente outros assuntos em ciências

Público

Meus alunos do Ensino médio e interessados.

Formato

Programas de no máximo 10MB e 15 minutos para que o arquivo possa ser repassado pelo WhatsApp

Equipe

Apenas eu. Talvez alguns amigos e/ou colegas para ajudar na pauta. Pelo tamanho acho que não terei entrevistas.

Linguagem

A mesma que uso em sala de aula. Com efeitos sonoros quando possivel

Periodicidade

Duas vezes por semana. Se eu conseguir melhorar o ritmo de produção aumento para 3 por semana.

Pauta

A mesma que eu usaria em sala de aula. Dependendo do assunto pode ser uma lista pontos para não esquecer ou um mapa visual.

Desafios

Explicar biologia sem usar figuras. Um amigo me deu a ideia de pensar em alunos cegos e fazer algo inclusivo. Várias ideias na minha cabeça.

Os episódios estão em https://anchor.fm/carlos-tonhatti. Já usei os dois tipos pauta acima. Os programas têm a seguinte organização:

  • Som de sinal e pessoas entrando na sala
  • boas vindas e apresentação do Tema
  • Hora da chamada- pedi para os alunos me mandarem áudio dizendo o nome e presente. será um aluno por vez. Ideia "roubada" do "aviões e música"
  • Desenvolvimento da aulas
  • Vinheta da revisão do telecurso
  • revisão
  • recados e despedida.

--

Os colegas de trabalho gostaram do episódio teste no qual passei a receita de nhoque.

Nunca trabalhei com áudio. Fiquem a vontade para criticar ou sugerir

2 respostas

Olá Carlos, como vai? Seu material está excelente. Seria interessante entender um pouco mais o público de fora do seu círculo de alunos para poder fazer seu podcast atingir mais pessoas.

Um abraço!

Olá Rafael,

Eu vou bem obrigado! Eu pensei em esticar o público para os deficientes visuais. O episódio sobre mimetismo foi nessa intenção, no qual usei exemplos sonoros ao inves de visuais.

Tive que parar o projeto, pois com a volta das atividades oficiais de EAD na escola tive que começar a produzir aulas em video e avaliações etc. Pretendo um dia voltar a fazer o podcast.

Abraços Carlos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software