Meu nobres Devs, preciso saber se consigo atualizar a versão do Laravel de um projeto que está na 3.2.0 pras versões mais atuais 6 ou 7, obviamente sem quebrar o projeto. É possível?
Meu nobres Devs, preciso saber se consigo atualizar a versão do Laravel de um projeto que está na 3.2.0 pras versões mais atuais 6 ou 7, obviamente sem quebrar o projeto. É possível?
Francisco,
Tudo bem contigo? Na documentação do Laravel, você vai encontrar observações para atualização entre versões próximas. A mais antiga trata da atualização para versão 4.2 a partir da 4.1. Depois vai encontrar atualização para versão 5.0 a partir da versão 4.2. E assim por diante.
Se a aplicação vai quebrar ou não, dependerá muito dos recursos que você usa, por exemplo se você usa a criptografia nativa do Laravel (o que é remendado), já na versão 4.2 existe indicação para atualizar valor da chave cipher no arquivo app/config/app.php.
Este é um ponto de ajuste/atualização do código entre dezenas ou centenas de outros que encontrará entre as versões.
Então dificilmente atualizar tantas versões não vai econtrar um ponto onde a aplicação vai "quebrar", mas novamente, dependerá muito dos recursos que esta usando.
Como este projeto que você pegou é muito antigo, o que eu tentaria fazer, seria iniciar um novo projeto em Laravel 7 ou 8, e começaria a copiar o código, seja criando as rotas e trazendo os controllers, views e models.
Se tiver de atualizar um recurso numa rota, ou num controller, tome nota, pois certamente terá de fazer para outros também.
Eu pelo menos não enxergo outra forma de fazer isto.