Meu nobres Devs, preciso saber se consigo atualizar a versão do Laravel de um projeto que está na 3.2.0 pras versões mais atuais 6 ou 7, obviamente sem quebrar o projeto. É possível?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Meu nobres Devs, preciso saber se consigo atualizar a versão do Laravel de um projeto que está na 3.2.0 pras versões mais atuais 6 ou 7, obviamente sem quebrar o projeto. É possível?
Francisco,
Tudo bem contigo? Na documentação do Laravel, você vai encontrar observações para atualização entre versões próximas. A mais antiga trata da atualização para versão 4.2 a partir da 4.1. Depois vai encontrar atualização para versão 5.0 a partir da versão 4.2. E assim por diante.
Se a aplicação vai quebrar ou não, dependerá muito dos recursos que você usa, por exemplo se você usa a criptografia nativa do Laravel (o que é remendado), já na versão 4.2 existe indicação para atualizar valor da chave cipher no arquivo app/config/app.php.
Este é um ponto de ajuste/atualização do código entre dezenas ou centenas de outros que encontrará entre as versões.
Então dificilmente atualizar tantas versões não vai econtrar um ponto onde a aplicação vai "quebrar", mas novamente, dependerá muito dos recursos que esta usando.
Como este projeto que você pegou é muito antigo, o que eu tentaria fazer, seria iniciar um novo projeto em Laravel 7 ou 8, e começaria a copiar o código, seja criando as rotas e trazendo os controllers, views e models.
Se tiver de atualizar um recurso numa rota, ou num controller, tome nota, pois certamente terá de fazer para outros também.
Eu pelo menos não enxergo outra forma de fazer isto.