Oi, Vitor, tudo bem?
Desculpe a demora em te responder!
O Power BI, por padrão, não mantém o estado entre as consultas, por isso, cada vez que você atualiza o relatório, ele executa a consulta do token novamente. Uma possível solução seria criar uma tabela de parâmetros onde você poderia armazenar o token de autorização. A cada atualização, você poderia verificar se o token na tabela de parâmetros é válido. Se não for, você poderia então executar a consulta para obter um novo token e atualizar a tabela de parâmetros.
Aqui está um exemplo de como você poderia fazer isso:
- Crie uma Tabela de Parâmetros (vamos chamá-la de "TabelaToken") com uma única coluna chamada "Token".
- Na sua consulta que busca o token, adicione uma etapa no final que atualiza a "TabelaToken" com o novo token. Você pode fazer isso usando a função
Table.ReplaceValue
. Você pode consultar mais informações sobre a função apresentada por meio da documentação que se encontra neste link. - Na sua consulta que busca o relatório, primeiro verifique se o token na "TabelaToken" é válido. Se não for, execute a consulta para obter um novo token e atualize a "TabelaToken".
- Use o token na "TabelaToken" para autenticar sua consulta ao relatório.
Todavia, vale ressaltar que como não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.
Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!