1
resposta

Atualizar Base de Dados ao Vivo

Olá pessoal,

Tenho uma dúvida. Possuo um arduino que fica pegando dados do ambiente, como temperatura e humidade a cada 5 minutos. Ele alimenta uma base de dados e pretendo usar um dashboard com ela. Minha dúvida seria em como atualizar o arquivo usado como base de dados a cada 5 minutos. E, usando o shinyapps, como eu faria para que essa atualização fosse replicada online?

1 resposta

Olá, Gabriel, tudo bem?

Pelo que entendi você está fazendo um DAQ (Aquisição de dados) para repassar valores de sensores para o arduíno e contruir um dashboard para leitura das variações, não é mesmo? Infelizmente não sei te dizer se é possível dinamizar essa leitura por meio do Shinyapps no R Studio, mas já fiz algo semelhante utilizando o LabVIEW da National Instruments.

Essa ferramenta é uma espécie de Laboratório virtual que lê os dados repassados pelo usuário seja por arduino, NI DAQ ou outras formas de fluxos de dados e possibilita a extração e leitura dos dados em tempo real. É possível ler os dados de diversa formas, como ociloscópios, termomêtros, multímetros e montar toda uma tela como espécie de dashboard dessa leitura.

Espero ter ajudado!

Forte abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!