1
resposta

Atualizar a tela inicial após criar uma tarefa

Enquanto acompanhava o curso, fiz um aplicativo com a mesma estrutura do que o professor ensinou em aula. No entanto. não consegui de jeito nenhum atualizar a tela após adicionar uma nova task. (no meu programa, task é equivalente a contato). Você pode ver meu projeto inteiro aqui: https://github.com/JoaoHardline/Bon-Anniversaire-App Novamente, o código tem a mesma estrutura, é igual ao feito nas aulas, só muda os nomes. também adicionei outras coisas como excluir o contato com um slide pra direita e colocar foto que está na galeria do celular com o pick_image. A única coisa que ainda estou queimando a cabeça é pra atualizar a tela inicial após criar um contato novo/ task. Também existe o botão refresh em cima, que o caco implementou, mas não é nada prático do ponto de vista de um usuário. Alguém poderia me ajudar?

1 resposta

Olá João!

Obrigada por compartilhar seu projeto conosco. Vou tentar te ajudar com a atualização da tela após criar uma nova tarefa.

Pelo que entendi, você está utilizando o Flutter para criar um aplicativo de tarefas, certo? E está com dificuldades em atualizar a tela inicial após adicionar uma nova tarefa.

Uma forma de resolver isso é utilizando o método setState para notificar o Flutter que houve uma alteração no estado da tela e que ela precisa ser atualizada.

Você pode chamar o setState logo após adicionar uma nova tarefa, assim:

setState(() {
  // Adicione aqui o código para adicionar a nova tarefa à lista de tarefas
});

Dessa forma, o Flutter irá reconstruir a tela e exibir a nova tarefa adicionada.

Além disso, você mencionou que implementou um botão de refresh, mas que não é prático para o usuário. Uma alternativa seria utilizar a biblioteca provider, que é uma forma mais eficiente de gerenciar o estado da aplicação. Com o provider, você pode atualizar o estado da tela automaticamente, sem a necessidade de um botão de refresh.

Espero que essas dicas te ajudem a resolver o problema. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer!

Espero ter ajudado e bons estudos!