1
resposta

Atualização do SCRUM GUIDE

Na formação gerente ágil, Scrum Parte 5 aula 3, sobre a reunião diária onde antes era obrigatório as 3 perguntas hoje é opcional conforme descrito abaixo.

Alterações entre os Guias Scrum de 2016 e 2017, item "5". Atualizada a seção Daily Scrum para fornecer clareza sobre os objetivos do Daily Scrum, incluindo este texto: A estrutura da reunião é definida pela Equipe de Desenvolvimento e pode ser conduzida de diferentes maneiras, se focar no progresso em direção ao Objetivo da Sprint. Algumas equipes de desenvolvimento usarão perguntas, outras serão mais baseadas em discussões. Aqui está um exemplo do que pode ser usado:

O que fiz ontem que ajudou a equipe de desenvolvimento a atingir a meta da Sprint? O que farei hoje para ajudar a Equipe de Desenvolvimento a atingir a meta da Sprint? Vejo algum impedimento que impeça a mim ou à equipe de desenvolvimento de atingir a meta da Sprint?

Fonte:https://scrumguides.org/revisions.html

1 resposta

Caro Fernando,

Obrigado pela sua postagem!

Esta "sutíl" atualização no scrum-guide que você citou, veio em linha, com a possibilidade de flexibilizar o estímulo dado para se atingir aos objetivos centrais de uma Daily Scrum, considerando diversas práticas de equipes de desenvolvimento.

Tudo isso, sem perder o foco no entendimento do progresso obtido, alinhamento de status e entendimento de obstáculos transpostos e a transpor no curso prazo, para o atendimento ao objetivo da sprint.

Este tipo de flexibilização, tende a cada vez mais ganhar corpo, na medida em que a adoção da cultura ágil e a aplicação de métodos como o scrum cresçam no mercado.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software