1
resposta

Atualização da Linha de base

Professor, entendi que os prazos definidos na linha de base servirão para comparação com os reais inícios e términos das atividades, porém não ficou muito claro o que ocorre com a linha de base quando ela é atualizada.

  1. Em que situações eu devo ter a tomada de decisão em atualizar a linha de base? Quando a discrepância entre o real e o planejado for muito grande?
  2. Quando não tenho disponível uma ferramenta como o Project que me permitiria criar uma nova linha de base, quando eu atualizo a linha de base, devo substituir os valores dos prazos inicialmente planejados pelos novos ou acrescentar colunas com este novo planejamento? O que seria mais recomendado neste caso?
1 resposta

1 - Gabriel, a atualização da linha de base não é um evento banal e deve ocorrer em casos de replanejamento do projeto. Provavelmente será necessário revisitar o plano do projeto, ajustar vários pontos e obter novo "buy-in".

Não vale mudar a linha de base diante "apenas" de atrasos, OK? Mesmo que estes atrasos sejam expressivos.

2 - Com ou sem uma ferramenta para o cronograma, toda vez que a linha de base é mudada devamos guardar as versões. Um projeto pode ter N linhas de base, sendo a última a vigente.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software