Olá, gostaria de uma ajuda para que me explicassem, o que é, e uma aplicação de atributos e métodos estáticos, bem resumido, só para eu ter o conceito do que é o Static do java.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, gostaria de uma ajuda para que me explicassem, o que é, e uma aplicação de atributos e métodos estáticos, bem resumido, só para eu ter o conceito do que é o Static do java.
Oi Marcos,
Atributo estático é um estado que vive na classe. Por conta disso, sempre que você cria um novo objeto dessa classe, eles possuem o mesmo valor para o atributo. Geralmente é usado para constantes.
Método estático também é um método que vive na classe. Então é um método que não pode usar nenhum atributo do objeto e geralmente é usado para fazer operações que não dependem de nenhum estado. Métodos utilitários são os mais comuns.. os famosos helpers.
Obrigado Alberto, esclarecedor !