1
resposta

Atributos e Chaves em Entidades Associativas

É possível que as entidades associativas tenham atributos e chaves associadas ? Se sim, poderia dar exemplos ?

1 resposta

Oi, Isabela! Tudo bem?

Desde já, peço desculpas pela demora em retornar.

Sim, é possível. Tendo em vista que uma entidade associativa cria uma ponte entre duas outras entidades, podemos adicionar a ela atributos e também chaves.

Nesse sentido, os atributos irão corresponder a alguma característica referente à entidade associativa. Como ela representa um evento do mundo real, também pode conter características, isto é, atributos.

Além disso, essa conexão entre entidades faz com que a entidade associativa receba as chaves primárias das demais entidades relacionadas — chaves primárias essas que, consequentemente, se tornam chaves estrangeiras. Uma chave estrangeira nada mais é do que a chave primária de uma outra entidade que tem como objetivo torná-la única. Logo, quando criamos uma relação entre entidades, em que uma delas é dependente, teremos que adicionar uma chave estrangeira a ela — e isso ocorre também com entidades associativas.

Para compreender isso, podemos tomar como exemplo um hospital. Nele, existem médicos, os quais têm como função consultar pacientes. Ao tentar esquematizar uma relação entre as entidades Médico e Paciente, chegamos em Consulta. A partir dela, é possível receitar um medicamento — medicamento esse que, na realidade, depende da própria consulta (e não do médico ou do paciente). Dessa forma, chegamos na primeira conclusão: Consulta é uma entidade associativa.

Ademais, podemos extrair informações da consulta, como o horário em que ela aconteceu (este horário será um atributo!). Como o hospital possui muitos médicos e recebe vários pacientes diariamente, precisamos saber quem participou da consulta — e isso será feito adicionando à Consulta chaves estrangeiras referentes aos identificadores (chaves primárias) de Médico e Paciente.

Para ilustrar a explicação acima, tem-se a seguir um diagrama entidade-relacionamento que aborda a ideia que construímos:

Início da transcrição. Recorte de captura de tela de um diagrama entidade-relacionamento feito no aplicativo brModelo. Imagem de fundo branco. Na parte superior central, há um retângulo com o texto “Medicamento” em seu interior; abaixo dele, há uma identificação da cardinalidade zero para muitos. Desse retângulo, parte um reta até um losango com o texto “Prescricao” em seu interior. Do losango parte uma reta que se conecta a um retângulo com um losango dentro; dentro do losango, há o texto “Consulta”, e dentro do retângulo, o texto “Consultas”; na parte superior há uma indicação da cardinalidade zero para muitos; este retângulo possui três retas com um círculo e um texto na ponta, sendo os textos, respectivamente “id_medico”, “Id_paciente” e “horario_consulta”. Desse retângulo com losango dentro, partem duas retas, uma para a direita e outra para a esquerda. A reta da direita leva a um retângulo com o texto “Paciente” em seu interior, ele possui a identificação da cardinalidade um para muitos e uma reta com círculo associado ao texto “id_paciente” na ponta. A reta da esquerda leva a um retângulo com o texto “Medico” em seu interior, ele possui a identificação da cardinalidade um para muitos e uma reta com círculo associado ao texto “id_medico” na ponta. Fim da transcrição.

Mesmo sendo uma entidade associativa, Consulta também recebeu um atributo e duas chaves! Nesse sentido, pode-se concluir que adicionar tais itens a esse tipo de elemento é possível.

Isabela, espero tê-la ajudado. Caso surja alguma dúvida após minha explicação ou durante os seus estudos, fico à disposição!

Até mais.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.