Bom dia tenho uma dúvida, os atores mostrados nos exemplos são aluno e professor porém quando um sistema integra como o sistema de e-learnig, tipo um web-service que consulta la ele é considerado um ator ?? Poderia me dar um exemplo
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia tenho uma dúvida, os atores mostrados nos exemplos são aluno e professor porém quando um sistema integra como o sistema de e-learnig, tipo um web-service que consulta la ele é considerado um ator ?? Poderia me dar um exemplo
Oi Vinicius, a resposta curta é sim . Atores são participantes que interagem com o sistema, aluno e professor são exemplos mais comuns. subsistemas também podem ser considerados atores, por exemplo, seu sistema tem uma api de consulta disponível para aplicativos mobile. O app android por exemplo, poderia ser considerado um ator do seu sistema.
Olá Vinicius,
De acordo com a UML um ator é qualquer entidade externa que interage com as funcionalidades do sistema. Por exemplo, se seu sistema de e-learning expõe uma uri para acesso a outros sistemas externos em relação a qualquer funcionalidade, essa funcionalidade pode ser representada por um balão e o sistema externo que a usa com um ator.
Espero ter ajudado. Abraço!