Lendos alguns artigos sobre atomic design, fiquei com duvida se tem alguma ordem ou alguma dica de como criar um componente dentro da biblioteca. A partir de que nível é interessante criar um componente?
Lendos alguns artigos sobre atomic design, fiquei com duvida se tem alguma ordem ou alguma dica de como criar um componente dentro da biblioteca. A partir de que nível é interessante criar um componente?
Oi Camila, não sei se entendi bem a dúvida. Deixa eu ver se consigo ajudar.
O Atomic Design é um jeito de analisar nossa produção a partir de categorias que vão agregando de forma lógica cada vez mais componentes, a partir do átomo, que são os componentes sozinhos.
Brad Frost, o criador do conceito, coloca essas categorias da seguinte forma: átomos, moléculas, organismos, templates e páginas.
Desta forma, sempre que você criar elementos eles serão átomos, que se relacionarão com outros, formando moléculas, que se relacionarão com outras moléculas, formando organismos, etc.
Isso tem muito a ver com a forma de produzir no design web: cada vez mais encaramos o trabalho como a criação de sistemas de design do que páginas individuais.
É uma percepção importante ao organizar os elementos, entender o ferramental de cada componente que criamos e na hora de gerarmos a documentação.
Respondendo sua pergunta: o importante é entender como o componente criado vai se relacionar dentro do sistema proposto, qual sua relação com outros átomos, como influenciará na composição de moléculas, etc. Atomic Design, afinal, é uma metodologia de criação de sistemas de design.
Se quiser dar uma olhada nos textos do Frost, dá uma olhada nesse link https://bradfrost.com/blog/post/atomic-web-design/
Espero ter ajudado.
Um abraço!
Obrigada pelo texto! Fiquei na dúvida se teria alguma relação de criar componentes...