2
respostas

Atomic Design e a componização de itens

Lendos alguns artigos sobre atomic design, fiquei com duvida se tem alguma ordem ou alguma dica de como criar um componente dentro da biblioteca. A partir de que nível é interessante criar um componente?

2 respostas

Oi Camila, não sei se entendi bem a dúvida. Deixa eu ver se consigo ajudar.

O Atomic Design é um jeito de analisar nossa produção a partir de categorias que vão agregando de forma lógica cada vez mais componentes, a partir do átomo, que são os componentes sozinhos.

Brad Frost, o criador do conceito, coloca essas categorias da seguinte forma: átomos, moléculas, organismos, templates e páginas.

Atomic Design

Desta forma, sempre que você criar elementos eles serão átomos, que se relacionarão com outros, formando moléculas, que se relacionarão com outras moléculas, formando organismos, etc.

Isso tem muito a ver com a forma de produzir no design web: cada vez mais encaramos o trabalho como a criação de sistemas de design do que páginas individuais.

É uma percepção importante ao organizar os elementos, entender o ferramental de cada componente que criamos e na hora de gerarmos a documentação.

Respondendo sua pergunta: o importante é entender como o componente criado vai se relacionar dentro do sistema proposto, qual sua relação com outros átomos, como influenciará na composição de moléculas, etc. Atomic Design, afinal, é uma metodologia de criação de sistemas de design.

Se quiser dar uma olhada nos textos do Frost, dá uma olhada nesse link https://bradfrost.com/blog/post/atomic-web-design/

Espero ter ajudado.

Um abraço!

Obrigada pelo texto! Fiquei na dúvida se teria alguma relação de criar componentes...