3
respostas

Atividades sobre funções que não foram ensinadas na aula

Tem várias aulas que as atividades para entender a aula possuem perguntas sobre coisas que só serão explicadas nas próximas aulas. Por exemplo, nesta aula, falou de group by e count, mas a primeira atividade perguntou sobre a função max que não foi mencionada na aula. É pra ser assim mesmo? E qual é o motivo?

3 respostas

Para aprender as funções do banco Oracle, a Alura disponibiliza dois cursos:

Curso Oracle I: Aprenda SQL usando esse famoso banco de dados

Curso Oracle II: Consultas Complexas

Nestes dois cursos você irá aprender as funções UPDATE, DELETE, INSERT, SUM, AVG ,COUNT, ORDER BY, EXISTS, HAVING, JOIN, LEFT e RIGHT JOIN, etc.

OBS: Esse curso que você está fazendo é para obter a certificação. Acredito que vídeos e livros para obter a certificação pressupõe que você já saiba o básico, pois eles irão lhe ensinar a como passar na prova.

Acho que não é isso. Porque por mais que esse curso seja para obter a certificação, as lições de SQL são muito básicas. No quarto, curso de sete no total, ainda está falando de group by, e ainda não mencionou nada sobre como é a prova, macetes dela, etc. É estranho porque, sempre nos vídeos da aula seguinte, aborda as funções questionadas nas atividades da aula anterior.

Se esta trilha seguir a mesma trilha de Certificação Java, então eles estão abordando os assuntos da prova OCA (Oracle Certified Associate Oracle Database).

Se não me engano, a prova OCA Database 12c (Exam 1Z0-061) é sobre SQL Fundamentals. Acredito que este seja o motivo da facilidade desta trilha.

Para saber mais sobre a prova, acesse este site >> Oracle SQL-1Z0-061

Não cheguei a ver os vídeos da certificação Oracle, mas nos vídeos de Certificação Java o professor passa muitas dicas e relata alguns tópicos que podem cair na prova (pegadinhas), nunca revelando como é a prova de verdade.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software