1
resposta

Atividade: resultados práticos

Indicador 9:

• Acredito que seja o lead time (tempo de início ao fim da tarefa1), não sei o quão normal é, mas parece desconsiderar o dia de início, e apenas contar quantos dias levaram após o dia de início (pois de 03/11 até 13/11 são 10 dias, mas o indicador é 9)

Indicador 4:

• Acredito que seja o tempo que do início do desenvolvimento até o começo de testes, pois não houve fim do período de testes ainda (aparentemente?)

Mas isso me levanta uma dúvida

No caso dessa parte de desenvolvimento/testes, é comum a parte de testes começar assim que algum objeto de desenvolvimento, então acho que essa dúvida seria mais referente à tarefa 2, e um pouco da tarefa 1:

Quando uma atividade não requer desenvolvimento ou testes, cabe à equipe decidir como preencher de maneira mais adequada o quadro? Pois acredito que há duas interpretações pra os indicadores:

1. A atividade da tarefa que fica mais à esquerda é sempre onde inicia, e a atividade da tarefa à direita é sempre após a transição + quando termina
  2. As datas marcam o início de cada atividade da tarefa correspondente (e nesse caso, o indicador seria para o tempo entre atividades)

Nesse caso, caberia estabelecer aquelas regras que vimos anteriormente pra não haver dúvidas? Ou eu tô imaginando demais aqui e perdi um pouco o fio da meiada?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Mateus.

Agradeço por compartilhar.

Gostei da sua análise, principalmente quando você relacionou o lead time e o impacto das datas no cálculo. Isso mostra que você está olhando com atenção para os detalhes que fazem diferença no acompanhamento das entregas.

Sobre sua dúvida final: quando uma atividade não passa por todas as etapas, a equipe define como representar no quadro, ajustando conforme a realidade do fluxo. O importante é ter regras claras para todos entenderem do mesmo jeito, isso evita interpretações diferentes sobre os indicadores. Então, sim, vale muito a pena estabelecer essas regras que vimos anteriormente.

Você pode documentar essas decisões no próprio quadro ou em um guia rápido da equipe. Assim, sempre que surgir uma situação parecida, todos já sabem como preencher e interpretar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!