Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Atividade prática - diálogo construtivo em foco

Sugiro o seguinte diálogo, considerando tudo o que aprendi no curso de CNV:

Pedro: Tiago, percebi que algumas tarefas ficaram para perto do prazo final e isso me deixou preocupado, porque preciso de mais previsibilidade para conseguirmos concluir o projeto com qualidade. Podemos combinar prazos intermediários para dividir melhor as entregas?

Tiago: Entendo a sua preocupação. Quando ouço comentários sobre a forma como estou trabalhando, às vezes me sinto pressionado e frustrado, porque preciso de autonomia e de uma comunicação mais tranquila. Podemos conversar sobre as tarefas de maneira mais objetiva e definir juntos o que cada um ficará responsável por fazer?

Pedro: Sim. Minha intenção não é controlar o seu trabalho, mas garantir que consigamos cumprir o prazo. Podemos organizar as tarefas e estabelecer datas que funcionem para todos.

Tiago: Concordo. Se eu perceber que não conseguirei cumprir alguma das datas combinadas, aviso o grupo com antecedência para que possamos reorganizar o trabalho.

1 resposta

Oi, Manuela. Tudo bem com você?

Sua reescrita do diálogo ficou bem alinhada com a proposta da atividade e com os princípios da Comunicação Não Violenta. Você conseguiu substituir as acusações e julgamentos do diálogo original por uma comunicação baseada na observação da situação, na expressão dos sentimentos e necessidades e na construção de um pedido. Um ponto interessante é o uso de frases como “isso me deixou preocupado” e “às vezes me sinto pressionado e frustrado”, porque elas apresentam como cada pessoa está se sentindo sem transformar o outro em responsável direto pelo sentimento.

Outro aspecto positivo é que o diálogo não fica apenas na identificação do conflito. Pedro propõe combinar prazos intermediários, enquanto Tiago demonstra disposição para avisar o grupo caso não consiga cumprir uma data. Isso transforma a conversa em uma busca conjunta por uma solução. A frase “definir juntos o que cada um ficará responsável por fazer” também contribui para uma comunicação mais colaborativa, já que envolve as pessoas na organização das tarefas.

Um exemplo semelhante poderia acontecer quando uma pessoa percebe que uma entrega está atrasada. Em vez de dizer “você nunca entrega no prazo”, poderia explicar o impacto da situação e propor uma conversa sobre o prazo. Da mesma forma, quem recebe o comentário pode explicar como se sente e apresentar uma necessidade, sem responder com uma acusação.

Ao observar a sua própria reescrita, qual parte você considera que mais contribui para transformar o conflito inicial em um diálogo construtivo?

Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhar sua resposta. Continue trazendo suas reflexões para o fórum, que está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!