2
respostas

Atividade prática: diálogo construtivo em foco

Olá!

Eu reescreveria o diálogo da seguinte forma:

Pedro: Eu fico triste e cansado ao perceber que você não cumpriu os prazos. Isso sinaliza pra mim que você talvez não esteja tão envolvido em nosso projeto.

Tiago: Eu entendo sua frustração por não ter controle de todas as atividades que devem ser entregues no prazo. Eu tenho dificuldades de trabalhar quando me sinto pressionado.

2 respostas

Oi, Camila! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua reformulação do diálogo, pela forma como trouxe clareza aos sentimentos e às necessidades de cada um, o que é um dos focos da comunicação não violenta apresentada na aula.

Continue praticando esse tipo de reescrita, pois é uma forma eficaz de desenvolver empatia e responsabilidade nas interações.

💡Dica: se quiser aprimorar ainda mais o diálogo, tente incluir uma proposta de ação concreta ao final, algo que ajude os dois a encontrarem uma solução juntos.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigada pelo retorno, Monalisa!

Eu reescreveria o diálogo da seguinte forma:

Pedro: Eu fico triste e cansado ao perceber que você não cumpriu os prazos. Isso sinaliza pra mim que você talvez não esteja tão envolvido em nosso projeto. Preciso que você mostre em quais atividades do projeto têm mais familiaridade e possa se responsabilizar por elas.

Tiago: Eu entendo sua frustração por não ter controle de todas as atividades que devem ser entregues no prazo. Eu tenho dificuldades de trabalhar quando me sinto pressionado. Eu preciso de mais um tempo para a conclusão das atividades.