1
resposta

Atividade Possíveis Usuários

Atualmente trabalho na área da saúde, em um laboratório. Reflito sempre nos pacientes e sobre a dificuldade que eles têm em acessar o site/plataforma para visualizar os resultados de exames. Ainda mais com muitos idosos que não possuem muito manejo com internet. Creio que essas plataformas da área de saúde são pouco acessíveis pra eles. Sei que tem muito poréns por conta da LGPD e proteção de dados sigilosos. Penso em ícones mais fáceis de se ver, opções de envio mais objetivas (como e-mail e WhatsApp), envio direto ao profissional solicitante - e a partir do resultado ser marcada alguma revisão conforme a urgência/caso. Existe alguma parte UX voltada pra atendimento médico/hospitalar?

1 resposta

Olá Isabella, tudo bem? Espero que sim!

A UX pode ser aplicada em qualquer área, e pode sim ter o foco na experiência que pessoas em atendimento médico e hospitalar vivem. O propósito da UX é sempre melhorar a relação entre pessoas e produtos/serviços, independentemente da especialidade.

Existem algumas divisões dentro da UX que podem te ajudar a descobrir meios de como melhorar a experiência desses pacientes:

  • UX Research (Pesquisa com as pessoas usuárias): responsável por realizar pesquisas e testes para conhecer as pessoas usuárias, investigar problemas e encontrar soluções viáveis para melhorar e humanizar produtos/serviços.
  • UI Design (Design de Interface de Usuário): responsável por cuidar da estruturação de interfaces interativas, agradáveis, fáceis de serem utilizadas e acessíveis para o público a ser atendido.

Aqui na plataforma temos cursos que podem te ajudar, vou deixar algumas recomendações:

É isso! Espero ter ajudado, até mais!!