Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Atividade - Possíveis Usuários

Estive pensando se "as plantas" também poderiam ser consideradas usuários. Eu fiz estágio em uma empresa de software que criava um software de jardinagem no qual as plantas eram cadastradas. Elas tinham todas as suas especificações, com imagens, cuidados e inclusive o valor das mesmas no mercado, sempre atualizadas. Seria como um banco de dados de plantas usadas para jardinagem. Nesse caso as plantas seriam usuárias do software ou apenas o humano que usa o software para jardinagem? Fiquei um pouco confusa a respeito.

3 respostas

Oi, Rebeca. Esse pensamento é muito legal. Eu tinha essa mesma dúvida e o que eu vi em alguns vídeos é ir ao literal, quem usa? Nesse caso quem uso o software são "os pais de planta" pois eles veem as informações sobre cada planta. Se fosse um áudio que ajuda as plantinhas a crescerem mais felizes, o usuário seriam as plantinhas, pois a experiência foi pensada para elas, mesmo que quem faça essa intermediação seja o dono. Agora exemplificando com bichinhos, se fosse uma ração com sabor de peixe de rio, o usuário seria o gatinho, pois a experiência foi pensada para ele, para ele sentir o sabor, embora seja o "pai de pet" quem compre. Será que esse pensamento está correto? Vamos aguarda o comentário dos mentores :)

Verdade, colega!! Faz todo o sentido. Eu estava mesmo com dúvida hehe, aclarou os meus pensamentos! Muito obrigada.

solução!

Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim!

Na UX Design, o usuário ou a usuária abrange tudo e todos que utilizam algum tipo de produto ou serviço para solucionar um problema ou preencher uma necessidade. Então, partindo desse ponto de vista, vocês fizeram uma ótima reflexão! As plantinhas podem ser consideradas usuárias a partir do momento que a experiência foi feita para o bem-estar delas e ajudar os mentores a dedicar melhores cuidados a elas.

Aplicando esse exemplo a outros produtos, podemos observar os aplicativos feitos para compra e venda de serviços/produtos direcionados a animais de estimação. Os(as) tutores(as) são as pessoas que pagam pelo serviço, mas quem usufrui de tudo são os pets, por isso tutores são as pessoas clientes (responsáveis por custear) e os pets são usuários (quem utiliza e usufrui de algo).

É isso pessoal! Espero ter auxiliado =)

Até mais!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software