1
resposta

Atividade: Planejamento de Podcast

Tema e Conteúdo: Boas prática para o Desenvolvimento (e gestão) de Softwares, com foco nas práticas disseminadas pelas comunidades de Programação Extrema e Programação Funcional. A proposta é mostrar um outro lado do desenvolvimento de software, desmistificando alguns mitos e demonstrando que é possível (e não é tão difícil) construir times de pessoas desenvolvedoras capazes de produzir bons softwares de forma sustentável e prazerosa.

Público: Pessoas desenvolvedoras juniores e plenas que estejam interessadas em se tornar Arquitetas de Software ou Tech Leads.

Definição do Formato: Narrativo (”projeto de uma pessoa só”), inspirado no podcast Tecnocracia. Com quase 2 décadas de experiência, tenho várias histórias (de sucesso e fracasso) que podem servir de base para conectar com boas práticas. Em cada episódio conto uma história (real, fictícia ou uma mescla) fazendo algum tipo de paralelo com um ou mais tópicos da Programação Extrema e/ou Programação Funcional. Cada episódio deve ter em torno de 30 minutos de duração.

1 resposta

Bom dia Marcio, blz =D

Cara, achei o tema muito pertinente, principalmente em um momento onde o mercado tech possui tantas pessoas interessadas.

E eu acho bem interessante sua referencia, o tecnocracia tem um formato bem interessante. O que eu gostaria de indicar é, no caso do tecnocracia o autor do podcast tem como background o jornalismo, entao profissionalmente ele tem técnicas para manter uma narrativa fluida no episódio, mesmo sendo um monólogo, ou seja, ela levanta o tom nos momentos corretos, indaga, reflete, tudo muito bem orquestrado. Estou falando isso, por que diferente de podcasts de entrevista ou conversas, não tem muita abertura para o "FLOW" que é deixar as coisas acontecerem na hora sabe.

Então se prepare bem nos roteiros dos episódios, por que em modelos assim você tem uma possiblidade de brincar muito mais com a edição, ela pode ser planejada durante o roteiro em vez de seguir o fluxo da conversa como em outros formatos, definir onde entra pausas, onde entra sons e por ai vai.

Eu acho a ideia válida, e indicaria agora, partir para um MVP, você identificar o que é mais dificil para ti durante a produção e o que é mais fácil para traçar as estratégias de melhoria de cada episódio.

PS: O mais importante, podcast é semelhante a youtube ou lives na twitch. A cadencia e consistencia é mais importante do que o produto em si, então por mais que pareça que tem poucos ouvites, ao iniciar, mantenha os episódios de forma periódica que o tempo vai trazer novas pessoas para escutar.

Lhe desejo toda força com o projeto =D E espero que essas dicas ajudem ao menos um pouco ^^

Um abraço

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software