Olá Rebeca , como vai?
Sobre sua dúvida de perguntas que o usuário não tenha a resposta, precisamos analisar primeiro o contexto. Acontece do usuário não saber responder algo qnd não está no contexto dele, ou ele não faz a atividade. Um exemplo: Eu sou pesquisadora e vou te perguntar sobre o uso da plataforma Alura, se você já fez cursos aqui vai conseguir responder se não fez, ai a resposta não fará sentido.
Segue dicas para evitar o cenário que o usuário não sabe responder:
- Faça uma triagem para ver se os usuários que você vai conversar atendem os requisitos da sua pesquisa;
- Evite perguntas muito abertas para que o usuário não se perca, procure sempre dar cenários para perguntar;
- Pergunte mais : "Como" e menos "o que". Ao questionar o usuário como atividades são feitas, a chance de ter a resposta é bem maior.
- Temos um curso só de pesquisa para pessoas usuárias onde há mais dicas: https://cursos.alura.com.br/course/ux-research-entrevistando-usuarias
Sobre o seu segundo tópico, verificar se é novidade ou não no mercado, você está correta! Antes de falar com o usuário sobre as percepções, uma pesquisa de benchmarking é valida para verificar como está o mercado e ver o que o produto que você está criando tem de diferencial dos demais. Temos um curso tbm de benchmarking que você pode fazer aqui na Alura: https://cursos.alura.com.br/course/ux-research-benchmarking-estrategico
Bons estudos e estamos por aqui em caso de dúvidas!