Minha primeira percepção é que sempre que vou selecionar o app do Mercado Livre confundo ele com o do Mercado Pago. Antes o app do Mercado pago era todo azul, agora ele é amarelo igual do Mercado Livre, mas com o símbolo azul para diferenciar, porém no automático o cérebro já associou que amarelo é Mercado Livre e azul Mercado Pago, então no automático acabo clicando no errado sempre.
Depois de clicar no app, fecho uma propaganda do Mercado Play (streaming deles), vou na barra de pesquisa e procuro por um rímel que quero comprar, abro um anúncio, ele abre um pop-up sobre o quanto aquele produto vai me dar de cashback no cartão. Vejo imagens do produto, uso o provador virtual deles, para ver como o rímel ficaria no meu cílios. Leio a descrição. Volto e adiciono o produto no carrinho, vou para o carrinho de compras, clico em continuar a compra. A plataforma de oferece um seguro para o produto, mas eu nego. Depois o app pede para escolher se quero que entregue no meu endereço ou se eu quero retirar em uma agência perto de mim, e eu escolho meu endereço. Depois eles oferecem alguns dias para entrega, seleciono o que mais me atende. Depois ele direciona para uma tela de pagamento dando várias opções, escolho uma delas. E por fim, uma última página com todas as informações que forneci nessa jornada para revisar se tudo está correto, e clico no botão de confirmar.
Minha Observação:
- Voltar para o ícone do app do Mercado Pago todo azul, pois os usuários já se acostumaram com a diferenciação por essas cores, trocar a cor da identidade de um produto que foi assim por anos, apenas confunde e atrapalha o fluxo do usuário;
- Pela jornada tem várias interrupções de outros serviços deles como Mercado Play, Cashback do Cartão Mercado Pago e Garantia Estendida do Produto, mas não foram o suficiente para me irritar como usuária e tanto do cashback quanto da garantia estão dentro do contexto de momento de compra então faz sentido para o usuário;
- Algo que percebi recentemente foi essa opção de provador virtual para maquiagem, obviamente ainda não é algo 100% fiel a como aquele produto vai se comportar na pele de cada pessoa, mas achei uma boa sacada, pois o consumidor de maquiagem gosta de testar o produto na loja para ver como reage em sua pele. Através do provador virtual o app trás essa experiência de provar em loja, agora pelo online, sem sair de casa.