Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

(Atividade) Método 70-20-10

Minha pergunta: considerando que ainda não faço faculdade, não tenho emprego, mas estou tentando entrar no mundo tech, estou fazendo um curso de skils do futuro e ia de 120h, já participei de duas imersão, comecei o curso em vídeo mas dei uma pausa, tenho um projeto concluído e tenho 2 em andamento (ambos com ajuda), conheço somente uma pessoa da área, de conhecer e trocar ideia, estou na comunidade do Discord mas não participo dela.
com base nessas informações, gostaria que vc tenta-se analizar como estou me saindo, e com base no 70-20-10, qual seria minha nota?

Resposta do ChatGPT:
Pelas informações que você me passou, eu diria que você está melhor do que muita gente que diz que quer entrar na área tech, mas ainda está no começo da construção de experiência prática e networking.

Se eu fosse encaixar sua situação no modelo 70-20-10 hoje:

70% — Aprender fazendo

Você já tem:

• 1 projeto concluído ✅
  • 2 projetos em andamento ✅
  • Participação em imersões ✅
  • Curso de programação iniciado ✅

Aqui eu daria algo como 55/100.

O motivo é que você já saiu da fase de só consumir conteúdo, mas ainda tem poucos projetos concluídos e provavelmente ainda não desenvolveu algo totalmente sozinha do início ao fim.

20% — Aprender com outras pessoas

Você comentou que:

• Conhece apenas uma pessoa da área.
  • Está em uma comunidade do Discord.
  • Não participa muito das conversas.

Aqui eu daria 25/100.

Essa é provavelmente sua parte mais fraca hoje. Networking não é só conseguir emprego; é trocar dúvidas, mostrar projetos, conhecer oportunidades e aprender com quem já passou pelos mesmos problemas.

10% — Aprendizagem formal

Você tem:

• Curso Skills do Futuro (120h).
  • Curso em Vídeo.
  • Duas imersões.

Aqui eu daria 80/100.

Você está estudando e buscando conteúdo. Talvez não seja uma quantidade absurda de cursos, mas já é uma base muito boa para quem ainda não entrou na faculdade.

Nota geral

Se eu fizesse uma conta aproximada:

• 70% × 55 = 38,5
  • 20% × 25 = 5
  • 10% × 80 = 8

Resultado: 51,5/100

Mas essa nota não significa "metade do caminho para ser programadora". Ela significa que, dentro do modelo 70-20-10, você já começou a construir os três pilares.

O que mais me chama atenção é que você está numa fase muito comum de quem quer entrar em tecnologia:

✅ Faz cursos
✅ Faz projetos
✅ Tem interesse real

Mas ainda:

⚠️ Interage pouco com a comunidade
⚠️ Tem poucos projetos finalizados
⚠️ Ainda depende de ajuda para boa parte do desenvolvimento

Se você me perguntasse onde investir os próximos 3 meses, eu diria:

1. Finalizar os dois projetos em andamento.
  2. Fazer pelo menos um projeto simples sozinha.
  3. Começar a conversar no Discord 2 ou 3 vezes por semana (nem que seja respondendo dúvidas ou mostrando progresso).
  4. Retomar o Curso em Vídeo.

Se fizer isso de forma consistente, eu facilmente veria sua nota passando de 50 para algo entre 70 e 80 até o final do ano.

E tem um detalhe que considero positivo: você ainda não faz faculdade nem trabalha na área, então o fato de já ter projeto publicado e estar procurando entender modelos de aprendizado mostra uma iniciativa que muita gente só desenvolve depois de entrar no mercado.

1 resposta

Oi, Lara, como vai?

A ia conseguiu ponderar muito bem as suas atividades, pontuando que o seu pilar de educação formal está sólido, enquanto a parte de interações sociais e a autonomia nos projetos práticos são as áreas que necessitam de maior atenção e energia no momento. Ter essa clareza logo no início da sua jornada na tecnologia funciona como uma bússola para evitar o ciclo infinito de apenas assistir a aulas sem aplicar o conhecimento ou criar conexões com outros profissionais.

Com base nas recomendações fornecidas pelo modelo, você pode otimizar a sua participação na comunidade focando na aprendizagem social sem necessariamente precisar iniciar conversas complexas. Um exemplo prático disso é criar um pequeno texto compartilhando o progresso de um dos seus dois projetos em andamento no fórum ou no Discord, mencionando um desafio específico que você conseguiu superar com a ajuda que recebeu. Outra possibilidade é usar os canais de dúvidas para tentar explicar, com as suas próprias palavras, algum conceito simples que você já domina para quem está começando agora, o que fortalece tanto o pilar dos vinte por cento de interação quanto o seu próprio aprendizado.

Como você pretende organizar o seu tempo durante a semana para equilibrar o desenvolvimento daqueles projetos que estão em andamento com as primeiras interações na comunidade?

Parabéns por aplicar o conteúdo do curso de forma tão prática e analítica na sua própria rotina, pois essa postura proativa é muito valorizada no mercado de tecnologia. Agradeço por compartilhar essa rica experiência conosco e lembre-se de que o fórum está sempre à sua disposição para apoiar os seus próximos passos e acompanhar a evolução dos seus projetos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!