Lidar com situações desafiadoras pode desencadear muitas emoções diferentes, muitas vezes pode despertar mais de uma, reconhece-las é o principal e primeiro passo para conseguir lidar com elas de uma forma eficaz. Por exemplo, se estou enfrentando um problema no trabalho, posso sentir medo e um pouco de ansiedade sobre como resolver. Essas emoções podem afetar meu comportamento de várias maneiras, como me deixar mais irritada com colegas de trabalho, procrastinar ou até mesmo evitar lidar com o problema. Primeiramente, quando as emoções estão a flor da pele, é preciso tirar 10 segundos e respirar fundo para conseguir conseguir coloca-las no lugar e não tomar nenhuma ação precipitada. Após isso, reconhecer minhas emoções sem julgamento e entender por que estou me sentindo dessa forma, ou seja, uma autopercepção. Caso pensamentos negativos ou distorcidos que possam estar contribuindo para minhas emoções negativas estiverem rondando minha cabeça, posso substituir o "Eu nunca vou conseguir resolver isso", para "O que posso fazer para resolver meus problemas?" e após isso procurar meios de solucionar o meu problema de forma efetiva em vez de me deter nos aspectos negativos da situação. Além disso, procurar ajudas de colegas confiáveis e mentores também me ajuda a ter uma perspectiva diferente e ideias para lidar com a situação.