A relação entre os estudos, o sono e a atividade física é primordial para o bom funcionamento do cérebro. A prática de atividade física libera endorfina, proporcionando uma sensação de bem-estar para o corpo e a mente. O sono, por sua vez, é essencial para revitalizar o cérebro, permitindo que ele pense com mais clareza e resolva questões relacionadas aos estudos de forma mais eficiente. Com base nisso, desenvolvi o hábito de, pouco antes de dormir, ler um livro ou assistir a um vídeo sobre algum tema que contribua para minha formação. Embora eu não tenha certeza de uma base científica para isso, percebo que esse hábito pessoal me ajuda a fixar melhor os conteúdos enquanto estou dormindo. Por exemplo, recentemente, li um capítulo sobre desenvolvimento pessoal antes de dormir e, no dia seguinte, percebi que conseguia lembrar com clareza os pontos principais. Estudos também sugerem que revisar informações pouco antes de dormir pode ajudar na consolidação da memória, especialmente se associado a uma boa qualidade de sono. Reconheço, no entanto, que essa prática pode não funcionar da mesma forma para outras pessoas, já que a consolidação do aprendizado durante o sono depende de vários fatores, como a qualidade do descanso e o método de estudo utilizado. Será que outras pessoas também notam esse efeito ao revisar conteúdos antes de dormir?