Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Atividade - Faça como eu fiz: princípios fundamentais

Olá! Utilizei o Claude e o Chatgpt, respectivamente, para me ajudar. Em ordem, seguem as devolutivas dos prompts 1 e 2:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Minha percepção é que o Claude me deu a resposta de forma mais rápida, principalmente do segundo prompt, enquanto o Chatgpt levou alguns segundos a mais pensando na devolutiva. Mas, realmente, é incrível como o tempo e dedicação humana tem lapidado muito as IAs generativas.

1 resposta
solução!

Olá, Juliana!

Meus parabéns por concluir essa atividade. É fantástico ver como você explorou diferentes modelos para testar a aplicação de princípios fundamentais, demonstrando um domínio bom sobre como a estruturação do raciocínio influencia a qualidade das respostas das IAs.

Sua percepção sobre a velocidade de processamento do Claude em comparação ao ChatGPT é uma observação técnica muito válida, já que cada modelo possui uma arquitetura e um tempo de "latência" diferentes. O ponto central da sua prática foi o uso da técnica de Cadeia de Pensamento (Chain of Thought), que você aplicou ao pedir que as IAs analisassem as dicas passo a passo. Esse método é o que permite que modelos generativos resolvam problemas lógicos complexos sem "alucinar", garantindo que a conclusão (a) seja alcançada através de uma trilha de evidências clara.

Dica de Evolução

Para elevar ainda mais o seu conhecimento em Engenharia de Prompt, vale notar que você pode utilizar uma técnica chamada Few-Shot Prompting. Se o problema fosse ainda mais complexo, você poderia fornecer um exemplo anterior de um enigma resolvido para a IA seguir o mesmo padrão de raciocínio. Além disso, você pode explorar como o tempo de dedicação humana que você mencionou reflete no refinamento desses prompts para obter resultados cada vez mais precisos em tarefas de marketing digital.

Conseguiu perceber como a maneira que você apresenta as dicas (enumeradas e claras) foi o que permitiu que as IAs não se perdessem em informações desnecessárias?

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!