Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Atividade - Faça como eu fiz: incorpore na sua rotina

Segue lista de práticas que eu gostaria de começar para cuidar da minha voz:

• beber mais água ao longo do dia;
  • comer 01 maçã por dia;
  • evitar gritar ou forçar a voz;
  • abrir a janela e ficar menos tempo em ambiente com ar condicionado;
  • fazer exercícios de trava-língua três vezes por semana, por 5 a 10 minutos.
1 resposta
solução!

Olá, Daniel. Como vai?

Sua lista de práticas está muito bem estruturada e toca em pontos essenciais da higiene vocal. Ter essa consciência sobre o cuidado com a voz é fundamental para quem deseja transmitir confiança e clareza em suas apresentações.

Complementando suas escolhas, gostaria de destacar alguns pontos técnicos sobre esses hábitos:

• A maçã é excelente por ser uma fruta adstringente, o que auxilia na limpeza do trato vocal e reduz a espessura da saliva, facilitando a emissão das palavras.
  • A prática de trava-línguas é um dos melhores exercícios para melhorar a dicção e a agilidade da musculatura da boca, garantindo que você não "atropele" as palavras durante um discurso.

Uma sugestão extra é tentar realizar pequenas pausas silenciosas durante o dia, o que chamamos de repouso vocal, especialmente após longos períodos de fala intensa. Isso ajuda a musculatura a se recuperar e evita o cansaço excessivo ao final do dia.

Espero que possa ter lhe ajudado!