1
resposta

Atividade do curso - Comunicação assertiva: reduzindo conflitos e frustrações

Boa tarde A todos , acabei de fazer a atividade que solicitava para gravar um video e analisar como que eu ajo e interago ao falar durante o video .

Eu percebi vários pontos de melhorias , mas como que eu melhoro algum que já estou me esforçando ?
Como eu melhoro algum que ninguém apenas eu ?
Não quero mostrar o ovideo , mas gostaria de entender como poderia falar melhor ?

1 resposta

Olá, Estudante. Como vai?

Parabéns por realizar o exercício! Gravar um vídeo para se autoavaliar é uma das práticas mais eficientes, mas também exige bastante coragem, pois ficamos frente a frente com a nossa própria imagem e voz. É perfeitamente compreensível não querer compartilhar o vídeo, fique tranquilo quanto a isso, pois a autoanálise já cumpre muito bem o papel dessa atividade.

Vou te ajudar com as suas dúvidas trazendo algumas reflexões e técnicas práticas de oratória e comunicação:

1. Como melhorar algo em que você já está se esforçando muito?
Quando tentamos mudar um hábito de comunicação e sentimos que não estamos evoluindo, o ideal é mudar a estratégia e dividir o problema. Não tente consertar todos os erros de uma vez. Escolha apenas um ponto de melhoria para focar por vez. Por exemplo: se você quer melhorar os gestos com as mãos e também o uso de vícios de linguagem, escolha focar apenas nas mãos na primeira semana. Outra dica valiosa é diminuir a velocidade da sua fala. Falar um pouco mais devagar dá ao seu cérebro o tempo necessário para processar as mudanças ativas que você está tentando implementar.

2. Como lidar com os pontos que só você percebe?
Nós costumamos ser os nossos piores críticos. Se você notou um "defeito" na sua comunicação, mas as outras pessoas não notam e isso não gera ruídos no entendimento da sua mensagem, isso significa que não é um problema estrutural de comunicação, mas sim um detalhe de estilo pessoal. Aja sobre esse ponto aos poucos, sem deixar que isso se torne uma frustração ou afete a sua autoconfiança. O objetivo central da comunicação assertiva é garantir que o outro compreenda a mensagem com clareza e respeito, e não atingir uma perfeição robótica. A naturalidade traz empatia.

3. Dicas práticas gerais para falar melhor:
Para continuar aprimorando a sua fala no dia a dia, aqui vão algumas boas práticas que você pode adotar:

• Substitua vícios por silêncio: É muito comum usarmos palavras de preenchimento (como , tipo, ééé, então). O segredo para eliminá-las não é tentar falar outra coisa, mas sim fazer uma pausa em silêncio. As pausas ajudam você a respirar, ajudam quem ouve a absorver a ideia e transmitem muita autoridade no assunto.
  • Estruture o raciocínio: Antes de começar a falar, tenha claro qual é o começo (contexto), o meio (desenvolvimento) e o fim (conclusão) da sua mensagem. Isso evita que a sua fala dê muitas voltas e perca o foco.
  • Análise isolada: Já que você gostou do exercício da gravação, tente fazer isso de duas formas diferentes na próxima vez. Primeiro, assista ao vídeo no mudo, analisando apenas a sua linguagem corporal. Depois, não olhe para a tela e apenas ouça o áudio, analisando o seu tom de voz, ritmo e dicção. Separar esses sentidos ajuda a identificar onde a melhoria precisa ser feita de forma mais clara.

Continue praticando essas autoavaliações e seja paciente com o seu processo. A melhora na comunicação é como um treino de academia: o resultado vem com a consistência.

Espero que possa ter lhe ajudado!